De acordo com uma pesquisa realizada pela Acordo Certo, empresa de renegociação on-line de dívidas, durante a pandemia, os gastos dos brasileiros com contas fixas aumentaram. Segundo o levantamento, contas de luz (71%), compras de mercado (65%), gás (62%) e água (56%), além das despesas médicas (42%). Com esse crescimento, 35% dos entrevistados revelaram medo de não conseguir prover o básico para a família.

Além de ajudar a fazer as compras sem sair de casa, a tecnologia pode ser utilizada para descobrir como reduzir os gastos. Em Curitiba, o portal Clique Economia foi desenvolvido com objetivo de ajudar no planejamento de compras. O projeto, concebido pela Prefeitura de Curitiba e desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), traz informações sobre preços de itens pesquisados diariamente nos supermercados da capital paranaense.

Segundo Luciano Cardoso, coordenador de portais do ICI, a equipe buscou pela modernização da plataforma para fornecer os dados aos consumidores. “Adotamos novas tecnologias e layout responsivo, além de focar na utilização da aplicação em dispositivos móveis”, explica.

Ferramenta traz informações sobre preços de itens pesquisados diariamente nos supermercados da capital paranaense
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

No portal, é possível criar uma lista de compras que será montada a partir dos melhores preços encontrados nos supermercados de Curitiba. Além disso, as informações no Clique Economia foram otimizadas para facilitar a navegação e a visualização dos conteúdos, principalmente com as pesquisas de preços por categorias e produtos.

Para Evandro Gayer Gomes, líder de desenvolvimento da solução, o site é totalmente responsivo. “Deixamos a navegação simplificada, considerando poucos cliques para pesquisa e visualização das informações, bem como botões que lembram um aplicativo para celular. Utilizamos aplicativos como iFood e Uber Eats como referência”, conta.

De acordo com Evandro, além de ajudar no planejamento das compras, o Clique Economia também auxilia na diminuição das despesas. “Houve aumento na compra de produtos em supermercados devido à pandemia e, ao mesmo tempo, um momento de alta nos preços. Com a ferramenta, o cidadão pode se organizar financeiramente na hora de montar sua lista de compras. Também é ótimo para os mercados, que têm a possibilidade de garantir melhores preços em meio à concorrência. É uma via de mão dupla”, destaca.

O Clique Economia está disponível pelo site cliqueeconomia.curitiba.pr.gov.br.

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.