O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano, nesta quarta-feira (11).

Copom eleva taxa de juros para 12,25% ao ano
Copom alertou que novos aumentos podem ocorrem em 2025. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O comitê do Banco Central (BC) ampliou pela terceira vez consecutiva a Selic, retornando com valores que não eram aplicados desde dezembro de 2023.

O Copom justificou o aumento pelas “incertezas externas e aos ruídos provocados pelo pacote fiscal do governo”.

O órgão ainda afirmou que caso esse cenário não mude, fará novos aumentos de 1 ponto percentual nas reuniões de janeiro e março.

“A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio. Avaliou-se que tais impactos contribuem para uma dinâmica inflacionária mais adversa”, destacou o Copom.

Vale lembrar que a partir de janeiro, Gabriel Galípolo assumirá a liderança dos encontros, como o novo presidente do Banco Central.

Leia mais: Eduardo Pimentel anuncia equipe de secretários municipais em Curitiba

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Em novembro, o IPCA, considerado a inflação oficial, caiu para 0,39%. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a desaceleração foi puxada pela bandeira verde nas contas de luz e pela queda nos combustíveis, mas o preço dos alimentos, principalmente da carne, e das passagens aéreas continuou a subir.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.