O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que 4.730 agências dos Correios em todo o país atenderão aposentados e pensionistas do órgão para tirar dúvidas sobre as fraudes dos descontos associativos. O atendimento presencial começará na sexta-feira (30) e é indicado para quem tem alguma dificuldade para acessar o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. A lista das agências credenciadas está disponível para consulta no site dos Correios.

agência dos Correios
Atendimento será feito em 4.730 agências em todo o Brasil (Foto: Divulgação/Correios)

De acordo com o INSS afirma que essas agências estão preparada para que aposentado e pensionistas que não conseguiram realizar a consulta sem sair de casa possam descobrir se tiveram descontos associativos em seus vencimentos, No entanto, conforme a nota oficial do instituto, “caso o segurado já tenha feito a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios”.

Milhões de aposentados e pensionistas forma notificados sobre possível golpe

Desde a última semana o INSS já notificou 9 milhões de segurados que tiveram descontos em folha, e que podem, portanto, ser vítima vítimas da fraude. Todos aqueles que não autorizaram os descontos podem pedir reembolso pelo telefone 135 e site e aplicativo Meu INSS, e, a partir de 30 de maio, também pelas agências dos Correios cadastradas.

De acordo com o INSS, até o último domingo (25), mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas já haviam pedido ressarcimento pelos canais digitais.

Fachada do prédio do INSS
Fraude afetou milhões de beneficiários do INSS (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O que levar para ser atendido nas agências dos Correios

Para ser atendido em uma das agências, o aposentado ou pensionista precisa ter em mãos apenas um documento oficial de identificação. Assim, o INSS afirma que não é necessário levar extratos, contracheque ou comprovante de inscrição.

No entanto, se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Porém, nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

Como será o atendimento nas agências dos Correios

Conforme o INSS, o atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se foi feito algum desconto no benefício
  • Requerer a contestação de descontos não autorizados
  • Reconhecer a autorização de algum desconto
  • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

Prazo para o atendimento

O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. “Não precisa se preocupar em ir logo no início”, adverte o INSS.

Para quem eventualmente more longe de uma das agências listadas, o INSS planeja uma outra forma de atendimento. De acordo com o órgão, o Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa.

O instituto relembra ainda que os beneficiários devem ter cuidado redobrado com novos golpes. O INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários.

Saiba quais são os canais de atendimento

  • Pelo aplicativo Meu INSS
  • Pelo site do INSS
  • Pela Central 135
  • A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui      

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.