
Evento será realizado no Engenho da Inovação e tem apoio da Prefeitura de Curitiba, Instituto BRICS, Agência Curitiba e Vale do Pinhão
Nesta quinta (29), Curitiba vai sediar o “embrião” de um movimento pela inovação em países emergentes, que já chegou a diversas cidades do mundo: o ConnectX Global. O evento será realizado no Engenho da Inovação e tem apoio da Prefeitura de Curitiba, Instituto BRICS, Agência Curitiba e Vale do Pinhão. “Quando o assunto é inovação e empreendedorismo, geralmente, olhamos para a força do Vale do Silício, mas precisamos observar com mais atenção os países emergentes, que têm grande potencial. Está mais que na hora de unir forças em prol desta alavanca importante para o desenvolvimento econômico e social”, afirma Stephan Rodrigues Garcia, diretor do CxBrasil, entidade que encabeça esta causa.
O BRICS, termo que une potencias como Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul, por conta da crise econômica no Brasil e no mundo, não perde sua força quando o assunto é inovação, argumenta Stephan. “Precisamos criar entre estes países o Silicon BRICS. Uma união virtual, que a crise não afeta e que tem um objetivo claro: conectar os diversos ecossistemas ligados ao tema inovação e empreendedorismo”, afirma.
A ação do ConnectX Global já chegou a cidades como Paris, Abidjan, Bogotá, Cidade do México, Kinshasa e Lisboa encorajando líderes empresariais, políticos, instituições e empreendedores para uma das causas mais debatidas e incentivados no mundo, que é o protagonismo através da inovação e empreendedorismo. No primeiro evento no Brasil, Rubens Gennaro, presidente do IBRICS e Dmitryi Lobkov, representante da Rússia e vice-presidente do Instituto estão entre os panelistas.
Durante o encontro também será apresentada a “startup” Novo Sertão, que tem um projeto de cidade tecnológica a ser implantado no sertão da Paraíba, na cidade de Sousa. “Em relação ao Vale do Silício americano, se somados, os emergentes têm maior população, maior território e a maior economia. Veja o que representa neste universo a China, por exemplo”, lembra Stephan, concluindo que este potencial e força devem ser aproveitados num grande esforço pela causa da inovação.
A temática do segundo encontro do ConnectX Global será Índia e seu potencial econômico, de desenvolvimento e capacidade de inovação.
SERVIÇO
Inscrições podem ser feitas no site ou Facebook
Contato: Cristiane Ilkiv, líder do ConnectX Curitiba (41) 98864-5025
Local: Engenho da Inovação – Rua Engenheiros Rebouças, 1732 – Curitiba
Horário: das 15 às 17 horas