Curitiba - Com mais contratações do que demissões ao longo de 2025, Curitiba terminou o ano como a cidade que mais abriu postos de trabalho formais no Sul do Brasil. O levantamento do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira (29), aponta um crescimento líquido de 14.689 empregos, resultado de pouco mais de 574 mil admissões frente a cerca de 559 mil desligamentos.

foto de carteira de trabalho fisica
Prefeitura de Curitiba oferece espaços públicos para a realização de processos seletivos e mutirões de emprego (Foto: Isabela Mayer/SECOM)

Curitiba registra menor taxa de desemprego do Brasil

No terceiro trimestre de 2025, capital paranaense registrou uma taxa de desemprego de 4,3%, uma das menores do País, segundo o IBGE e considerada, pelos economistas, como pleno emprego. 

Capacitação de mão-de-obra, mutirões de emprego e políticas de apoio tanto ao empreendedorismo quanto sociais, como o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, são alguns fatores que ajudam a explicar a taxa de desemprego baixa. 

O Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado em 2025, garante duas passagens de ônibus de graça para que o trabalhador que tenha sido encaminhado pelo Sine possa se deslocar da sua casa até o local da entrevista de emprego. 

“Curitiba tem estruturado uma forte política de apoio à geração de empregos e promove eventos e ações voltados a aproximar quem procura emprego de quem está contratando. Em 2025, lançamos o Sine Móvel, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego e ampliamos os mutirões de contratação. Esse bom resultado nos números também é reflexo desse esforço”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.

Ações da Prefeitura de Curtira

Segundo a Prefeitura, o município também tem investido na capacitação de trabalhadores e empreendedores, por meio dos Liceus de Ofícios, que oferecem cursos de qualificação e preparam os alunos para o ingresso no mercado de trabalho.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) oferece suporte ao trabalhador nas unidades municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego.

Cutitiba ultrapassou Porto Alegre em geração de empregos

Segundo o Caged, a capital paranaense ficou à frente de Porto Alegre, com 14.050 vagas, e Florianópolis, com 6.257 novos empregos formais. O setor de serviços puxou o desempenho do ano, com 12.003 vagas geradas, seguido pelo comércio (2.853), indústria (1.590), e agropecuária (83). A construção civil foi o único segmento com resultado negativo, com saldo de 1.840.

Curitiba oferece suporte para os candidatos a procura de emrpego

Nas feiras e mutirões promovidos pela Prefeitura de Curitiba, além de encontrar oportunidades de diversas empresas em um único espaço, os participantes têm orientações para aumentar as chances de contratação, uma vez que cada detalhe importa, desde a preparação do currículo até a forma de se apresentar ao recrutador.

O Mutirão de Empregos faz parte da estratégia do município de levar o serviço de intermediação de mão de obra aos bairros, facilitando o acesso às vagas e fortalecendo a empregabilidade em Curitiba. Além disso, os Espaços Empreendedor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação dão suporte a microempresários e microempreendedores individuais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.