O preço dos imóveis em Curitiba registrou a maior valorização do país. Na capital paranaense os valores tiveram um reajuste de 36% em comparação com 2012. Na média nacional, o preço das residências não passou de 12,7% no último ano. O balanço é feito pelo Índice Fipezap Ampliado e foi divulgado na última segunda-feira (6) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa acompanha a variação do preço do metro quadrado dos imóveis anunciados para venda em 16 cidades do país.
Segundo dados avaliados em Curitiba, os imóveis com apenas um quarto tiveram a maior alta na variação, com 39,8% de aumento. Os imóveis com dois quartos aparecem com 37,9% e com três quartos subiram 34,1%. A alta no preço dos imóveis na capital paranaense foi maior em alguns bairros da cidade, como Batel e Bigorrilho, que ajudaram a impulsionaram os números. No mês de junho, Curitiba já registrava o maior índice do país.
O maior mercado imobiliário do Brasil, São Paulo, cresceu 13,9%. No Rio de Janeiro, a alta foi de 15,2%. A menor taxa registrada foi em Brasília, onde a variação dos preços subiu 4,2, patamar menor que a inflação, projetada em 5,7%
No site da FIPE ZAP é possível acompanhar a variação do preço das residências de cada cidade e estatísticas de cada bairro.