Os deputados estaduais aprovaram na sessão plenária de segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa, a proposta para dobrar o desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago à vista, que passa a ser de 10%.

O mês para o desconto será definido pelo governo na regulamentação da lei. Atualmente o desconto máximo para pagamento do imposto em parcela única é de 5%, feito em fevereiro.

O projeto, que passou em primeira discussão, com 39 votos favoráveis e nenhum voto contrário, retorna à pauta nesta terça-feira (4), quando deve ser votado em Comissão Geral de Plenário.

Outros oito projetos de autoria do Governo do Estado também podem ser analisados e votados em Comissão Geral. A maioria delas trata de questões relacionadas à política tributária, oferecendo benefícios aos contribuintes para renegociar suas dívidas e, com isso, aquecer a entrada de receitas para o pagamento de fornecedores e do 13º salário dos servidores.

Corte de despesas

Há duas semanas o governo do Paraná determinou uma redução de 30% nos gastos com o custeio da máquina estadual entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. As medidas, anunciadas pelo governador Beto Richa,  abrangem todos os órgãos da administração direta e indireta cujos gastos sejam custeados pelo Tesouro Estadual.