Curitiba - A Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta terça-feira (28), quais linhas de ônibus terão frota elétrica com a nova concessão. O plano prevê a incorporação de 245 ônibus elétricos nos primeiros cinco anos do novo contrato, além da construção de eletropostos públicos para abastecimento e manutenção da frota.

Com a nova concessão do transporte público, 14 linhas terão ônibus elétricos em Curitiba. Na imagem, vemos um ônibus elétrico da cidade.
Projeto contempla 14 linhas de ônibus. Atualmente, somente sete veículos elétricos fazem parte da frota curitibana. (Foto: Ricardo Marajó / SECOM)

O projeto possui um investimento estimado de R$ 1,5 bilhão, destinados à renovação da frota, infraestrutura de recarga e adequações operacionais. O plano contempla 14 linhas de ônibus, incluindo rotas estruturais, que operam em eixos, e Interbairros.

Veja quais são as linhas que terão ônibus elétricos em Curitiba

As 14 linhas contempladas com a nova concessão são:

  • 203 – Sta. Cândida/C. Raso
  • 250 – Ligeirão Norte/Sul
  • 010 – Interbairros I (horário)
  • 011 – Interbairros I (anti-horário)
  • 020 – Interbairros II (horário)
  • 021 – Interbairros II (anti-horário)
  • 022 – Inter 2 (horário)
  • 023 – Inter 2 (anti-horário)
  • 302 – Centenário/Rui Barbosa
  • 303 – Centenário/C. Comprido
  • 550 – Ligeirão Pinheirinho/C. Gomes
  • 603 – Pinheirinho/Rui Barbosa
  • 502 – Circular Sul (horário)
  • 602 – Circular Sul (anti-horário)

Atualmente, Curitiba possui sete ônibus elétricos em circulação: seis na linha Interbairros I (horário e anti-horário) e um na linha Água Verde.

Nos primeiros 12 meses de concessão, devem ser entegues 61 novos ônibus elétricos, sendo 54 articulados e sete do modelo Padron.

O cronograma prevê que, até 2031, um terço de todos os assentos disponíveis seja composto por veículos elétricos.

14 linhas terão ônibus elétricos em Curitiba: projeto prevê construção de dois eletropostos

Como parte da modernização do sistema, dois eletropostos públicos serão construídos para recarga complementar dos ônibus durante o entrepico. As estruturas atenderão os cinco lotes operacionais e serão construídas em terrenos desapropriados no Capão da Imbuia e no Capão Raso.

Frota deve ser aumentada em 3,5% ao longo da concessão

Além da frota elétrica, a concessão prevê a entrega de 1.233 ônibus novos a diesel, todos da categoria Euro 6, a menos poluente a diesel do mundo.

Com a inclusão de veículos maiores, o sistema deve ter um aumento de 3,5 % na frota e de 5,4% no número de lugares ofertados à população.

Consulta pública sobre nova concessão vai até novembro

A consulta pública sobre a nova concessão foi prorrogada por até 17 de novembro. A população pode enviar sugestões, tirar dúvidas e acompanhar a elaboração do projeto no site da urbs.

A previsão é lançar o edital e realizar o leilão até o fim de abril de 2026. O contrato terá a duração de 15 anos e investimentos totais de R$ 3,7 bilhões ao longo do período.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

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Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.