Curitiba - A Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta terça-feira (28), quais linhas de ônibus terão frota elétrica com a nova concessão. O plano prevê a incorporação de 245 ônibus elétricos nos primeiros cinco anos do novo contrato, além da construção de eletropostos públicos para abastecimento e manutenção da frota.

O projeto possui um investimento estimado de R$ 1,5 bilhão, destinados à renovação da frota, infraestrutura de recarga e adequações operacionais. O plano contempla 14 linhas de ônibus, incluindo rotas estruturais, que operam em eixos, e Interbairros.
Veja quais são as linhas que terão ônibus elétricos em Curitiba
As 14 linhas contempladas com a nova concessão são:
- 203 – Sta. Cândida/C. Raso
- 250 – Ligeirão Norte/Sul
- 010 – Interbairros I (horário)
- 011 – Interbairros I (anti-horário)
- 020 – Interbairros II (horário)
- 021 – Interbairros II (anti-horário)
- 022 – Inter 2 (horário)
- 023 – Inter 2 (anti-horário)
- 302 – Centenário/Rui Barbosa
- 303 – Centenário/C. Comprido
- 550 – Ligeirão Pinheirinho/C. Gomes
- 603 – Pinheirinho/Rui Barbosa
- 502 – Circular Sul (horário)
- 602 – Circular Sul (anti-horário)
Atualmente, Curitiba possui sete ônibus elétricos em circulação: seis na linha Interbairros I (horário e anti-horário) e um na linha Água Verde.
Nos primeiros 12 meses de concessão, devem ser entegues 61 novos ônibus elétricos, sendo 54 articulados e sete do modelo Padron.
O cronograma prevê que, até 2031, um terço de todos os assentos disponíveis seja composto por veículos elétricos.
14 linhas terão ônibus elétricos em Curitiba: projeto prevê construção de dois eletropostos
Como parte da modernização do sistema, dois eletropostos públicos serão construídos para recarga complementar dos ônibus durante o entrepico. As estruturas atenderão os cinco lotes operacionais e serão construídas em terrenos desapropriados no Capão da Imbuia e no Capão Raso.
Frota deve ser aumentada em 3,5% ao longo da concessão
Além da frota elétrica, a concessão prevê a entrega de 1.233 ônibus novos a diesel, todos da categoria Euro 6, a menos poluente a diesel do mundo.
Com a inclusão de veículos maiores, o sistema deve ter um aumento de 3,5 % na frota e de 5,4% no número de lugares ofertados à população.
Consulta pública sobre nova concessão vai até novembro
A consulta pública sobre a nova concessão foi prorrogada por até 17 de novembro. A população pode enviar sugestões, tirar dúvidas e acompanhar a elaboração do projeto no site da urbs.
A previsão é lançar o edital e realizar o leilão até o fim de abril de 2026. O contrato terá a duração de 15 anos e investimentos totais de R$ 3,7 bilhões ao longo do período.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.