O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) bateu o recorde de veículos leiloados no ano de 2013: foram mais de 25 mil veículos. Em 13 eventos realizados (nove de circulação e outros quatro para sucatas), mais de R$ 15 milhões foram arrecadados. Comparado com o ano passado, onde foram leiloados 10.617, o aumento de automóveis leiloados foi de 137%.

Os leilões aconteceram em Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, Guarapuava e Foz do Iguaçu. Segundo o diretor financeiro e administrativo do Detran-PR, Ivaldo Patrício, o valor arrecadado nos eventos será destinado às despesas que o departamento teve com a estadia dos automóveis. “Se a quantia paga no leilão não é suficiente para cobrir o débito, a dívida restante é cobrada do ex-proprietário do veículo por cadastro em dívida ativa. Caso o valor arrecadado seja maior que o devido, o excedente é devolvido ao antigo dono”.

Os editais com as descrições de cada veículo e lances inicias ficam disponíveis no site do Detran. Em 2014, os leilões estão previstos para começar em fevereiro.