Dia dos Namorados: Consumidores devem gastar até R$ 234 em compras

Publicado em 11 jun 2022, às 07h00. Atualizado em: 10 jun 2022 às 15h31.

A data mais romântica do ano é comemorada neste domingo (12) e os números são animadores para o comércio. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), grande parte dos consumidores pretende presentear seus pares, injetando na economia mais de R$18 bilhões.

Para aproveitar a boa expectativa que a temporada traz, o ideal é investir em estratégias diversificadas pode ser a melhor opção.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, existem boas razões para que o varejo invista nas comemorações do Dia dos Namorados, já que a expectativa é de que os consumidores aproveitem esse ano para retomar as celebrações que ficaram paradas durante a pandemia.

“O retorno às atividades presenciais, gera um aumento de demanda em setores que sempre venderam bem nessa data como moda, beleza e gastronomia, por isso estratégias de marca e precificação são importantes, principalmente neste momento de retração econômica. Porém, para realmente ganhar vantagem competitiva, é fundamental investir no planejamento das iniciativas tendo como direcional a experiência do cliente e o estudo de dados relevantes, como, por exemplo, sobre o comportamento do público”,

explica.

A pesquisa aponta que o consumidor deve desembolsar entre R$ 196 e R$ 234 em produtos como roupas, perfumes, cosméticos, maquiagens, calçados, bombons, chocolates e jantares.

Sendo que com relação à alimentação, a maioria dos entrevistados afirmou que pretende realizá-la em casa, o que deve movimentar mercados e aplicativos de delivery. Já com relação ao local de compra, 30% responderam que pretendem comprar pela internet, 26% em shoppings centers, 9% em lojas populares e o restante ainda incerto.

“Entender o perfil dos consumidores é se antecipar às suas necessidades e os dados deste ano nos apontam para uma diversidade cada vez maior, seja com relação ao público, a forma de celebração ou de presentear. É uma oportunidade para desenvolver ações mais atrativas de vendas, como personalização de produtos, promoções para casais, facilidade de formas de pagamentos e decoração. Tudo com foco na diversidade de gostos e clientes”, explica.

Além das estratégias de venda, é importante que as lojas pensem também nos resultados a longo prazo, entendendo que esta é uma ótima data para fazer testagens e coletar informações qualificadas, aumentando assim a base de consumidores da marca.

Confira algumas dicas do especialista de como diversificar para o Dia dos Namorados:

  • Ofereça dicas e ideias de presentes;
  • Decore a loja com capricho e boas ideias;
  • Prepare o estoque;
  • Ofereça promoções especiais;
  • Facilite as formas de pagamento;
  • Faça uma campanha nos canais digitais;
  • Incentive postagens dos clientes com a sua marca/loja;
  • Facilite o envio fácil para entregas ou compras online, com entrega rápida;
  • Foque na fidelização com o pós-venda;
  • Divulgue nas suas redes sociais.