Distribuidoras aumentaram valor de combustíveis acima do previsto, afirma sindicato
Algumas das principais distribuidoras aumentaram o preço dos combustíveis acima do previsto após a volta da cobrança dos impostos federais. A afirmação é do Paranapetro – Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná, que questionou as distribuidoras sobre os aumentos efetuados nesta quarta-feira (1º).
Leia mais:
- Veja os postos com gasolina mais barata em Curitiba após aumento do preço
- Passagem de ônibus em Curitiba saltou de R$ 3,70 para R$ 6 em seis anos
- Passageiros reclamam de aumento da tarifa de ônibus em Curitiba; “que melhore o serviço”
De acordo com o sindicato, as distribuidoras alegaram que os aumentos acima do esperado deveram-se à demora para a edição da medida provisória do Governo Federal, que estabeleceu os novos índices dos impostos. Elas teriam se baseado em previsões anteriores que indicavam que o valor dos combustíveis sofreria uma variação maior do que a oficialmente anunciada.
O sindicato destaca em nota oficial que as distribuidoras se comprometeram a reduzir os valores praticados ainda nesta quarta-feira.
Confira a íntegra da nota do Paranapetro:
Nota informativa – Impostos Federais – 1º de março de 2023 – 17h
Algumas das principais distribuidoras repassaram aos postos elevações de preço acima do anunciado na volta dos impostos federais, alegando que a medida provisória demorou a ser editada e por conta disso previram reajustes maiores.
Após pedido de informações do Paranapetro, a partir de diversas reclamações de revendedores (postos), as distribuidoras se comprometeram a fazer ajustes em seus valores ainda na data de hoje (1/3).
O Paranapetro reforça que não formata ou regula preços, e que o mercado é livre e regido pela concorrência.
PARANAPETRO – Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná.