O e-commerce apresentou um faturamento de R$ 204,3 bilhões no Brasil em 2024. No Paraná, o segmento teve um aumento de 10%, o que colocou o estado como 3º colocado no ranking nacional.

Porém, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), ao menos 40% dos consumidores seguem priorizando marcas mais acessíveis. O relatório aponta ainda que ao menos 60% dos consumidores de e-commerce são mulheres.
Para Eloir Stival Junior, coordenador da Câmara de Marketing da Associação Comercial do Paraná e fundador da EPX Digital, o dado reflete um mercado em transformação:
“O crescimento é sólido, mas exige adaptação. Empresas que oferecerem qualidade com preço justo, aliadas a experiências memoráveis, vão se destacar em 2025”, afirma.
30% das compras online no estado, foram feitas por mulheres entre 25 e 34 anos. Segundo os dados apresentados, os ítens preferidos desse público são dos ramos de moda, telefonia e beleza.
Para a vice-coordenadora da Câmara de Marketing Digital da ACP e proprietária da BSALES – Smart Sales Solutions, Renata Elmor, o mercado apresenta oportunidades aos empreendedores. “As mulheres valorizam conteúdo autêntico e praticidade. Campanhas no TikTok e Instagram, com influenciadoras locais mostrando o dia a dia dos produtos, são essenciais para fidelizar esse público”, destaca Renata.
Desafio 2025: combater o ‘trade down’ sem perder margem
Inflação, endividamento e concorrência de marketplaces formam o chamado “trade down”, mas especialistas apontam que a migração para marcas mais baratas também abre espaço para inovação.
Humberto Vilanova, vice-coordenador da Câmara de Marketing Digital da ACP e sócio da Marketing Doctor, empresa especializada em marketing digital para empresas, propõe soluções: “Além de preços competitivos, é preciso valorizar a origem local. Um jeans produzido em Londrina com algodão paranaense, por exemplo, pode justificar um preço 10% maior com storytelling certo.”
Dicas para vender mais no e-commerce
Segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, oferecer descontos via WhatsApp após o cliente abandonar o carrinho pode ser uma das soluções para alavancar as vendas. Além disso, apostar em embalagens sustentáveis tende a reduzir custos e atrair consumidores conscientes.

Outra dica apontada é fazer parcerias regionais, unindo marcas locais em kits promocionais (ex.: moda + cosméticos).
“Estudar o mercado, o público-alvo e ter em mente estratégias que convertam em vendas é sinônimo de sucesso, seja em negócios físicos ou digitais. Destacando sempre que a presença no universo virtual é fundamental para que o empresário utilize-o como uma vitrine e encontre ali boas oportunidades de negócios”, conclui Stival.
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