Eleições e Copa do Mundo impulsionam produção de bandeiras no interior do Paraná

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 25 out 2022, às 11h34.

A procura por bandeiras do Brasil aumentou significativamente neste ano, por se tratar de um período eleitoral e, também, de Copa do Mundo. Com isso, empresas desse ramo tiveram que investir em novas tecnologias para aumentar a produção. Uma das principais fabricantes de bandeiras do Paraná fica em Marialva, na região de Maringá.

De acordo com o proprietário da empresa, o período que antecede as eleições resulta em um aumento de 30% na procura pelas bandeiras. Para a Copa do Mundo, a procura está 5% maior, mas espera-se que aumente até o início do evento.

“Para a Copa é um outro tipo de bandeira, mais em nível de torcedor. É uma bandeira mais simples, que o pessoal usa no dia a dia e para desfilar depois da vitória do Brasil. Então está começando a ter um aumento agora e esperamos que tenha ainda mais”, explicou Jean Marcelo Grandi, proprietário da empresa.

Para realizar a produção da bandeira, é necessário respeitar a ordem da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determina alguns critérios que devem ser seguidos. Um exemplo disso é que cada estrela deve estar costurada no local correto.

Para sua produção, são seguidos, ainda, diversos processos. O primeiro deles acontece no computador, com a elaboração de uma arte gráfica. Logo após, o desenho é impresso em um papel, que será transferido para o tecido. Para finalizar, a bandeira passa pelo processo de corte e costura e, após alguns detalhes, fica pronta para ser utilizada.