Temer esteve em visita oficial a Portugal na última semana e agora cumpre uma série de compromissos com a Espanha

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) e recém-nomeado articulador político do Governo Federal, se encontrou no final da tarde desta quarta-feira (22) com o rei da Espanha, Felipe VI, no Palácio da Zarzuela, em Madrid.

O encontro também contou com a presença do ministro de Assuntos Exteriores do Governo da Espanha, José Manuel García-Margalho, com quem Temer se encontra hoje (23) a sós, para tratar de assuntos de política externa.

De acordo com nota publicada pelo governo espanhol na manhã desta quinta-feira, entre os assuntos que serão tratados com Margalho, está em pauta também as relações entre a Espanha e a Venezuela.

Temer ainda deve se encontrar durante a tarde com Soraya Sáenz, vice-presidente e articuladora política do Governo da Espanha. Na pauta da reunião, o brasileiro deve fazer o convite oficial para que o presidente Mariano Rajoy vá ao Brasil. Rajoy já tinha confirmado intenções de visitar o País, mas aguardava o convite oficial.

Na quarta, Temer se encontrou também com Jesús Posada, presidente do Congresso da Espanha, e com o Ministro da Economia, Luis de Guindos. Temer esteve em visita oficial a Portugal na última semana e agora cumpre uma série de compromissos com os espanhóis.

Na saída da Zarzuela, as perguntas sobre o eventual pedido de impeachment foram inevitáveis. Aos jornalistas, Temer disse que “quanto menos se falar nesse assunto, maior será a tranquilidade institucional que o país precisa neste momento”.

Temer retorna ao Brasil ainda na noite desta quinta-feira.

ECONOMIA

“Um encontro positivo”, disse o Rei aos jornalistas. Espanha e Brasil pretendem aumentar o volume de intercâmbios comerciais e de investimentos bilaterais com o objetivo de duplicá-los até 2025, segundo informações publicadas hoje pelo Ministério da Economia.

Os líderes renovaram o acordo de colaboração que existia entre os dois países com apoio às exportações. Temer e o ministro da Economia, Luis de Guindos, se comprometeram em apoiar principalmente a internacionalização das pequenas empresas.

O governo Espanhol oficializou que vai disponibilizar base para empresas brasileiras interessadas em ampliar suas operações na Europa, Mediterâneo e África. Guindos afirmou que as relações entre os dois países atravessam um “bom momento”.

Temer destacou que a Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil e disse que as empresas espanholas têm demonstrado confiança em manter investimentos no Brasil.