A Polícia Federal registrou em 2013 um recorde de passaportes emitidos. Ao todo, cerca 2,131 milhões de documentos foram expedidos durante o ano, um crescimento de 9,5% em relação a 2012.

Em comparação com 2010, ano em que foi lançado o novo passaporte brasileiro com chip, o aumento chega a 34,2%. Segundo os dados da PF, a quantidade de documentos emitidos é superior a toda população de Manaus.

De acordo com o Coordenador Geral de Polícia da Imigração da PF, José Luiz Povill, o recorde obtido é fruto da nova renda brasileira. “O aumento da renda do brasileiro na última década levou muitos brasileiros a viajarem ao exterior. A procura pelo documento de viagem exigiu esforços da PF para corresponder à demanda crescente. E obtivemos êxito em atender aos cidadãos que nos procuraram”.

Apenas em 2013, de janeiro a novembro, o gasto dos brasileiros com viagens ao exterior chegou a US$ 23,125 bilhões segundo os dados do Banco Central.

A taxa para confecção do novo passaporte é R$ 156. Para solicitar o documento, é preciso entrar no endereço da PF na internet e preencher o formulário específico. Em seguida, o programa gera uma guia para pagamento da taxa. O interessado então deve se dirigir a uma unidade da Polícia Federal para as coletas de fotografia, impressão digital e assinatura do documento.