Empresas da capital paranaense e região metropolitana estão atendendo aos pedidos da lista de presentes do “casamento” entre as prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro. A união das duas administrações começou com uma brincadeira no Facebook e agora está ganhando maiores proporções com ações que beneficiam moradores de ambas as cidades. Para entender melhor a história, clique aqui.

A Halpar Componentes Industriais, uma distribuidora de produtos do ramo metalúrgico, foi uma das primeiras a escolher um item da lista. Gisleine Villalba, gerente financeiro da empresa, diz que a logomarca da Halpar tem uma araucária e por isso a opção foi por plantar 321 mudas dessa espécie. “Já entramos em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que vai preparar as mudas e indicar os locais de plantio”, afirma Gisleine.

A rede de farmácias Nissei – que há mais de dez anos desenvolve ações voltadas para o público da chamada melhor idade – vai levar 80 idosos para um passeio até Morretes, no litoral do Paraná. “Estamos trabalhando para que o evento aconteça no dia 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, quando em todas as lojas da rede terá uma programação especial para o público da melhor idade”, conta Sérgio Maeoka, presidente da empresa.

Os shoppings São José, em São José dos Pinhais, Total e Mueller se prontificaram a levar crianças para uma sessão de cinema. Segundo a gerente de Marketing do São José, Talita Schueroff Dallmann, 30% do público que frequenta o shopping é da capital, mesmo ele estando na região metropolitana. “Sempre acompanhamos as atualizações do Facebook da Prefeitura de Curitiba e o casamento foi uma ação inédita e muito divertida, que logo de início nos motivou a ajudar. Como temos uma estrutura de cinema elogiada, iremos trazer as crianças para uma tarde de diversão conosco”, explica.

O Bossa Nova Bar e o Los Paleteros se prontificaram a doar 150 picolés e garrafas de água para os trabalhadores expostos ao sol. O Colégio Dom Bosco vai doar 100 livros para escolas municipais e 100 livros para as Tubotecas, além de postar na internet os desenhos de 100 crianças sobre sua cidade no futuro.

Ao contrário do que acontece nos casamentos tradicionais, os convidados podem repetir o presente. E também podem escolher algo que não está na lista. A página da Prefeitura de Curitiba no Facebook vai registrar o compromisso daqueles que querem participar dessa festa até sexta-feira (26), quando será divulgada a lista completa.

Sangue
O “casamento” também terá um dia de incentivo à doação de sangue. Será neste sábado (27), com doações em Curitiba e também no Rio de Janeiro. Estimativas de organizações de saúde apontam que, no Brasil, a cada dois minutos uma pessoa necessita receber sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,7 % da população brasileira é doadora, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que o índice de doadores de sangue em um país deve ser de pelo menos 5% de sua população. Devido ao alcance da campanha, foram ampliados os locais para doação em Curitiba. Para saber mais informações, clique aqui.

Veja a lista de presentes proposta através do perfil do Facebook da Prefeitura:
1 – Levar 50 crianças ao cinema e 50 crianças ao teatro.
2 – Doar 100 livros para escolas municipais e 100 livros para a tuboteca.
3 – Limpar 20 paredes pichadas.
4 – 1 grafitti comemorativo à união entre as cidades.
5 – atividades recreativas para pacientes em um hospital geral e em um hospital infantil.
6 – Plantar 321 árvores.
7 – Proporcionar um passeio turístico pela cidade para um grupo da terceira idade.
8 – Criar uma ação de resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência.
9 – Emprego ou treinamento para 50 pessoas com deficiência e 50 cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
10 – Distribuir 150 picolés para trabalhadores expostos ao sol.
11 – Postar na internet os desenhos de 100 crianças sobre sua cidade no futuro.

Casamento Vermelho
Sábado, dia 27 de setembro

Onde doar sangue:
Curitiba
Hemobanco, na Rua Capitão Souza Franco, 290 – Bigorrilho – das 8h às 16h
Biobanco (Banco de Sangue do Hospital de Clínicas da UFPR) – Av. Agostinho Leão Júnior, 108 – das 7h30 às 12h
Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Curitiba (Banco de Sangue do Hospital Santa Casa) – Praça Rui Barbosa, 694 – das 8h às 12h
Hemepar – Travessa João Prosdócimo, 145 – das 8h às 18h

Rio de Janeiro
Hemorio – Rua Frei Caneca, 8 – das 7h às 18h