Especialista elenca quatro dicas para se aposentar com segurança financeira

Publicado em 15 fev 2023, às 11h55.

Muitos brasileiros deixam para pensar na aposentadoria apenas quando chegar a uma idade mais avançada, o que é um erro, segundo Gerson de Souza, advogado especialista em direito previdenciário e tributário. Para o advogado, “com a reforma da previdência recente e com as demais que, certamente, virão, o acesso à aposentadoria pelo INSS pode ficar mais difícil para muitos brasileiros”.

O especialista ressalta que “com planejamento adequado, é possível se organizar para receber o melhor benefício e descansar futuramente”.

Veja quatro dicas do especialista para garantir uma velhice com maior segurança financeira:

1 – Valor da contribuição
“Esse é um ponto importante para quem sonha em ter uma aposentadoria acima do salário mínimo. Para isso, é importante se planejar com antecedência.

O salário mínimo no Brasil está longe de ser o ideal para viver com tranquilidade, ainda mais com uma idade avançada, quando os gastos com saúde tendem a crescer.

Por isso, é importante garantir uma contribuição ao INSS em valor superior ao mínimo. Você pode definir o valor a ser pago mensalmente ao INSS, mesmo que não tenha carteira assinada. Assim, você garante um valor melhor de aposentadoria”.

2 – Comece cedo
“Quanto antes você começar seu planejamento previdenciário, melhor. O ideal é começar a pensar no assunto por volta dos 30 anos, para ter tempo de planejar a aposentadoria com calma e evitar sustos desnecessários.
Quanto antes você começar, melhor vai ser o valor que vai receber futuramente”.

3 – Tenha sua documentação organizada
“Pode parecer precoce, mas quanto antes você começar a organizar sua documentação, mais fácil vai ser dar entrada na aposentadoria.

De preferência, deixe tudo digitalizado e organizado por datas em um lugar acessível. O armazenamento em nuvem pode ser uma boa opção, já que você pode acabar trocando de aparelhos computadores ao longo da vida e perdendo a documentação.

Se deixar para a última hora, pode ser que você acabe deixando alguma coisa importante de fora. Isso pode fazer seu processo atrasar ou seu benefício ser calculado errado. Evite dor de cabeça!”

4 – Procure um profissional
Nunca é cedo demais para procurar ajuda de um profissional para te orientar no seu planejamento previdenciário.
Para garantir tranquilidade lá na frente, é preciso cuidar da sua aposentadoria o quanto antes. Um profissional pode te ajudar a garantir que sua documentação está completa e que sua contribuição ao INSS é adequada aos seus objetivos.
Conclusão.

Todos vamos envelhecer em algum momento. Para garantir tranquilidade nesta fase da vida, o planejamento precisa começar agora, esteja você com 20, 30, 40 anos…

Quanto antes você pensar nisso, mais sossego vai ter quando chegar a hora de se aposentar”, conclui o advogado.