Termina à meia noite desta quinta-feira (17) o prazo para que consumidores com o nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito tenham a oportunidade de renegociar suas dívidas pela internet, direto com as empresas credoras. O 2º Feirão Limpa Nome Online, realizado pelo Serasa Experian, durou dez dias e contou com a participação de aproximadamente 500 mil pessoas que se cadastraram no site e tiveram a chance de “limpar o nome”. Cerca de 90 empresas de diversos setores participam no evento.
Para participar, é preciso acessar o site do Serasa clicando aqui, em qualquer horário e preencher um cadastro. O consumidor será levado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais tenha dívida pendente e que conste da base de dados da Serasa.
De acordo com a Serasa Experian, ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor tem em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida. Em alguns casos, o boleto fica disponível a partir de uma proposta feita pela empresa.
A Serasa orienta o consumidor a se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a dívida que será negociada com a empresa, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixem no orçamento.
Apresentadas sempre de forma individualizada pelas empresas, as propostas do Feirão Limpa Nome Online permitiram que o devedor pudesse regularizar sua situação sem sair de casa, aproveitando a praticidade e as facilidades da internet. Tudo de forma gratuita – o cidadão não pagou e não paga nada para acessar o Feirão ou negociar com as empresas, num site desenvolvido em ambiente protegido, garantindo a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor.
Para a assessora do Procon-SP Vera Remedi, é preciso ter cuidado ao fazer uma negociação do tipo. “Tem que analisar com muito critério. As pessoas vão a feirões sem ajuda, sem saber o que está incluído no valor oferecido pela empresa. Não sabem se estão incluídos juros, multas e honorários, por exemplo”, disse. “Além disso, se a pessoa tiver cinco credores, cada um vai tentar tirar o máximo”, acrescentou. Por isso, enfatizou Vera, para participar de feirões, é preciso ter certeza de que a proposta de renegociação é realmente boa.
Negociações
A primeira posição no ranking dos estados que mais acessaram o Feirão Limpa Nome Online foi mantida, durante todo o período, pelo estado de São Paulo, com 32,0% de participação. O segundo lugar foi do Rio de Janeiro, com 12,9%, e Minas Gerais veio em terceiro, com 7,3%. O quarto lugar foi ocupado pela Bahia, com 7,2% e em quinto o Paraná, com 5,4%. A demanda da população foi grande durante todos os dias de funcionamento do serviço.