O ministro Fernando Haddad confirmou nesta quinta-feira (29) que vai deixar o comando do Ministério da Fazenda em fevereiro, dois meses antes do prazo final para descompatibilização do cargo, conforme a legislação eleitoral. “O mês de fevereiro, com certeza”, declarou o ministro em entrevista ao portal Metrópoles. Ainda não está definido o seu substituto.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de seminário na Bloomberg Green Summit, em novembro de 2025
Fernando Haddad deve deixar o Ministério da Fazenda em fevereiro. (Foto: Diogo Zacarias/MF)

Anteriormente, Haddad já havia sinalizado que pretende deixar a Fazenda para contribuir com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo menos metade dos 38 ministros devem anunciar em breve suas saídas para disputar as eleições.

O nome de Haddad ainda é especulado como possível candidato do PT a governador de São Paulo. Mas o ministro resiste à ideia e deseja ser o coordenador da campanha eleitoral de Lula, cacifando-se para ocupar a chefia da Casa Civil em um eventual segundo mandato.

Quem vai substituir Haddad na Fazenda em fevereiro

O ministro evitou cravar o nome do secretário-executivo da Pasta, Dario Durigan, como seu sucessor. Ele disse que cabe ao presidente Lula fazer o anúncio.

“Dario sempre serviu a governos progressistas. Ele ter passado pelo mercado é ponto para ele, significa que ele traz para o setor público o conhecimento de como funciona setores relevantes Ele tem um conhecimento realmente abrangente, uma pessoa de formação muito sólida”, declarou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre seu possível substituto.

A mudança na equipe econômica ainda depende da aprovação do presidente Lula. Haddad reafirmou isso e reconheceu que há outros perfis que podem ser cotados para a Fazenda. “Dentro do PT tem muita gente que pode se colocar”, disse.

O ministro negou eventual resistência ao nome de Dario dentro do Partido dos Trabalhadores.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE