O governo federal começou a nesta terça-feira (13), a entrar em contato com aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir desta quarta (14), os beneficiários já podem requerer a devolução dos valores que foram descontados de maneira irregular. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.

Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.
O contado do INSS com os beneficiários é feito pelo aplicativo oficial. Cerca de 9 milhões de segurados devem ser contatados com mensagens no aplicativo Meu INSS. Nesta terça, o programa apresentou instabilidade devido à quantidade de acessos. Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.
Como requerer a devolução pelo aplicativo Meu INSS
Para solicitar a devolução do desconto indevido é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.
Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.

Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.
Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.
Há duas opções de mensagens disponíveis. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir desta terça-feira (13):
- Mensagem para beneficiários lesados: “Foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”
- Mensagem para beneficiários que não tiveram descontos: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”
O instituto reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui