Greve dos bancários começou no dia 6 de setembro e atinge 87% das agências em Curitiba e Região (Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba)

Cerca de 20,8 mil trabalhadores estão de braços cruzados no estado, diz sindicato. Paralisação nacional da categoria começou no dia 6 de setembro

A greve dos bancários, que completou 16 dias nesta quarta-feira (21), prejudica o atendimento ao público em 826 agências e onze centros administrativos de todo o Paraná. Segundo o sindicato da categoria, cerca de 20,8 mil trabalhadores estão de braços cruzados no estado.

A paralisação nacional da categoria começou no dia 6 de setembro. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) insiste na proposta de reajuste salarial de 7% mais abono de R$ 3.300, que já foi recusada diversas vezes pela categoria.

Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 14,78%, sendo 5% de aumento real e 9,31% de correção da inflação; participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 8.297,61; piso salarial de R$ 3.940,24; vales-alimentação, refeição, décima-terceira cesta e auxílio-creche/babá no valor do salário-mínimo nacional (R$ 880); 14º salário; fim das metas abusivas e assédio moral; fim das demissões, ampliação das contratações, combate às terceirizações e à precarização das condições de trabalho; mais segurança nas agências bancárias e auxílio-educação.

Em Curitiba e Região, o sindicato estima que 87% da categoria aderiu à paralisação. O atendimento nos onze centros administrativos e 374 agências bancárias (entre elas cinco unidades de financeiras) está paralisado. Trabalham nestes locais, mais de 15,6 mil bancários.

Nacional
No ano passado, a greve da categoria durou 27 dias e fechou 12.496 agências no último dia de paralisação. O sindicato da categoria alega que a greve deste ano já superou a do ano passado, quando alcançou o maior índice de adesão dos bancários em 20 anos. 

Atendimento
O Procon-PR orienta os consumidores a procurarem meios alternativos para pagar as contas que exigem atendimento na boca do caixa, como casas lotéricas, farmácias, supermercados ou correspondentes bancários. Os caixas eletrônicos e os atendimentos pela internet e aplicativos de celular estão funcionando normalmente.