Entre os dias 8 e 10 de setembro, o Grupo Ric esteve presente na Expo Paraguay Brasil 2025, maior evento de relações comerciais entre as nações. Durante as entrevistas, dezenas de empresários apontaram que o Paraguai é uma rota alternativa para o tarifaço imposto por Donald Trump contra o Brasil.

Confira a cobertura do Grupo Ric
Ric Notícias Noite, da Ric RECORD
Jornal da Manhã, da Jovem Pan News
Jornal da Manhã, na Jovem Pan News
Pan News Foz do Iguaçu, na Jovem Pan News
Confira aqui as dezenas de matérias feitas pelo Portal Ric no evento.
Paraguai se posiciona como alternativa comercial estratégica ao tarifaço
Um dos focos centrais da Expo foi a diversificação das rotas de exportação, com o Paraguai sendo ativamente apresentado como uma alternativa viável ao “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos. Essa estratégia ganha força com o apoio político de alto nível: o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, reforçaram a importância da integração regional e a aposta em uma aliança estratégica entre o estado brasileiro e o país vizinho.
Empresários brasileiros manifestaram planos concretos de expansão para o Paraguai, atraídos por um conjunto de fatores macroeconômicos: incentivos fiscais, uma infraestrutura em crescimento, a estabilidade de uma economia dolarizada e um forte apoio institucional.
Casos de sucesso já emergem, como a empresa Estrela de Davi, que instalará em Los Cedrales o maior parque industrial do Paraguai, e a Seyconel, que adotou o regime da Lei Maquila para suas operações de exportação.
Confira: “Paraguai é a pérola latino-americana”: empresário enxerga país como futuro polo econômico global
Nader Ali Jezzini, diretor do Madrid Center, um shopping em Ciudad del Este, foi enfático ao declarar que “O Paraguai passou a ser, eu chamo de a pérola latino-americana. O Paraguai é o futuro latino-americano. Todo mundo cresceu aqui”.
Inicialmente projetada para reunir 2.500 empresários, a Expo atraiu mais de 7.500 participantes de diversos setores produtivos do Brasil, Paraguai e outros países da América Latina, tornando-se a maior edição já registrada na história da feira. O volume de negócios também atingiu patamares inéditos, com mais de 2 mil reuniões de negócios realizadas e uma fila de espera de mais de 4 mil empresários.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui