Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou que tem uma reunião marcada para a próxima quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. A intenção é debater o tarifaço de 50% aplicado sobre parte das exportações do Brasil para os EUA, que começou a valer nesta quarta-feira (6). O encontro será remoto, mas o ministro não descarta uma nova reunião, desta vez presencial, a depender do tom da conversa da próxima semana.

“Aí (será uma reunião) com os ânimos já orientados no sentido de um entendimento entre os dois países, que têm um relacionamento de uns 200 anos, e que não faz o menor sentido nós estarmos vivendo nesse momento. A questão da política tem que ser tratada na esfera da política”, disse Haddad. Haddad repetiu que a intenção do governo brasileiro é abrir um cenário de negociação.
Ainda, Haddad afirmou que pode discutir a aplicação da Lei Magnitsky a Moraes na conversa.
Pacote de contingência deve ser enviado ao Palácio do Planalto
Ainda, o ministro Haddad disse que deve enviar ao Palácio do Planalto, ainda nesta quarta-feira, o texto com medidas de socorro, um plano de contingência para minimizar os impactos do tarifaço no Brasil.
A intenção, conforme o ministro, é ajudar principalmente os pequenos produtores, que não têm alternativas à exportação para os Estados Unidos.