Quem entregou a declaração do Imposto de Renda 2019 pode conferir se caiu na malha fina e sair dela em tempo. Segundo a Receita Federal, esse ano já é possível saber no dia seguinte da entrega se a declaração caiu na malha fiscal.

Imposto de Renda: cai na malha fina e agora?

A malha é o resultado do cruzamento das informações do contribuinte com as demais fontes dos pagamentos ou despesas de sua declaração. Por exemplo: a empresa onde trabalha, o INSS que paga a aposentadoria ou a pensão e a operadora do plano de saúde.

Todos estão obrigados a enviar informações para a Receita e, se essas informações não forem exatas, o sistema aponta o problema e a declaração fica com alguma pendência. Cair na malha fina é uma situação muito comum, mas é importante saber qual é o motivo para poder tentar corrigir o quanto antes.

Como saber que cai na malha fiscal?

Para saber se caiu na malha fina, a principal dica é acompanhar o processamento da declaração por meio do atendimento virtual no E-cac.

Quem não acompanha esse processamento pode saber que caiu na malha ao receber uma carta da Receita, convocando para prestar esclarecimentos ou até mesmo já recebendo uma punição. Por isso, é aconselhável estar sempre ligado no processamento.

Para acessar o e-Cac e se antecipar a essa conversa com o leão, é preciso gerar um código de acesso.

Se a declaração tiver erro ou omissão:

Se a pendência decorre de erro ou omissão de informações no preenchimento da declaração, nesse caso, a solução é retificar a declaração. Mas atenção, se for chamado para prestar os esclarecimentos na Receita, perde o direito a retificar a declaração.

Se a declaração não tiver erro

Se não houver erro no preenchimento da declaração, a partir do ano seguinte ao do preenchimento (ou seja, a declaração de 2019 terá de esperar 2020) o contribuinte pode marcar dia e hora para apresentar o documento solicitado pela malha.

No portal eCac, na tela em que são apresentadas as pendências da sua declaração vai haver um link para agendar o serviço de antecipação de atendimento da malha.  Marque a unidade da receita, o dia e a hora que deseja comparecer.

A Receita informa ainda que, de posse da senha do atendimento é preciso acessar o e-Defesa, preencher os formulários, imprimir e levar à Receita junto com dos documentos solicitados.

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!