Imposto de renda: restituição via Pix entra em prioridades; confira novas regras
A Receita Federal anunciou na manhã desta segunda-feira (28) as novas regras do Imposto de Renda 2023, com prazo de entregas entre 15 de março e 31 de maio. Uma principais novidades é a prioridade para restituições para quem optar por receber via Pix.
No entanto, vale lembrar que apenas a chave com CPF será aceita para quem escolher a nova modalidade para restituição. Além do Pix, a lista de prioridades ainda tem idosos com idade igual ou superior a 80 anos; idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Outra mudança foi na data que, tradicionalmente, tinha início no começo do mês, mas com a prorrogação, o objetivo é que os contribuintes tenham um período para o preparo dos documentos necessários, o que pode diminuir os erros e as retificações.
- Leia mais: Boletim Focus prevê nova alta do PIB de 2023
Após avaliação desta edição, a Receita pode manter esse novo modelo no calendário de entrega da declaração do Imposto de Renda.
As datas das restituições ficaram da seguinte forma: primeiro lote: 31 de maio; segundo lote: 30 de junho; terceiro lote: 31 de julho; quarto lote: 31 de agosto; quinto e último lote: 29 de setembro.