O valor pago pelos brasileiros desde janeiro atingiu no último sábado (21) a marca de R$ 1,6 trilhão, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A estimativa é que o valor, que corresponde aos tributos arrecadados pela União, Estados e municípios, atinja a marca inédita de R$ 1,7 trilhão na tarde desta terça-feira (31).
Desde a sua criação, em 2005, está é a primeira vez que o impostômetro vai registrar o valor recorde. “(Isto) representa um fato observado nos últimos anos: a arrecadação está crescendo mais do que a economia, ou seja, uma parcela maior dos esforços da sociedade é transferida para o setor público”, afirmou, em nota, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.
O painel eletrônico que calcula a arrecadação, em tempo real, está instalado na sede da ACSP, na Rua boa Vista, região central de São Paulo. O valor também pode ser acompanhado pela página do Impostômetro na internet. É possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.