De acordo com uma operadora de redes de energia de Portugal, o apagão na Europa que paralisou aeroportos e estações de trem pode ter sido causado por um fenômeno raro da atmosfera, conhecido como uma vibração atmosférica induzida, gerando uma falha na rede elétrica.

Além de Portugal, países como Espanha, França, Finlândia, Itália, Alemanha e Polônia também estão sofrendo as consequências do apagão.
Segundo a operadora REN, a volta da energia pode demorar até uma semana, já que o fenômeno é complexo. Na Espanha, parte da rede elétrica foi restabelecida de acordo com a empresa Red Eléctrica.
A empresa informou que a energia pode voltar em toda a Espnha entre 6 a 10 horas.
Em comunicado, a REN informou que os trabalhos para solucionar a queda da energia continuam. “O principal objetivo dos trabalhos de restauração nesta fase é restabelecer a energia para as unidades geradoras”.
O fenômeno raro, segundo a REN, aconteceu devido a variações drásticas da temperatura da Espanha.
Apagão na Europa
No momento do apagão, o Madrid Open de Tênis estava em andamento e, em decorrência a falta de energia, foi paralisado, assim como o aeroporto de Barajas. Além da capital, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz, estão entre os locais mais afetados no país.
As estações de trem também foram afetadas com a falta de energia. Os pontos foram evacuados pelas autoridades e o apagão também afetou o trânsito dos países.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui