Um apagão atinge diversos países da Europa nesta segunda-feira (28). Estações de trem e aeroportos tiveram as operações totalmente paralisadas devido à falta de energia elétrica. Os moradores de algumas cidades de Portugal, Espanha, França, Finlândia, Itália, Alemanha e Polônia, também estão sem sinal de celular.

Apagão na Europa começou por volta do meio-dia desta segunda-feira (28) e afeta vários países
Apagão na Europa começou por volta do meio-dia desta segunda-feira (28) e afeta vários países (Foto: Reprodução/ X/ @DudekPL4)

As autoridades ainda não confirmaram a causa do apagão na Europa e não está descartada a possibilidade de um ataque cibernético. Em entrevista, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, confirmou a versão, “há essa possibilidade, mas não está confirmada”.

Apagão na Europa: Portugal e Espanha

Os países mais afetados pelo apagão, que começou por volta do meio-dia (horário local), são Portugal e Espanha. Na capital espanhola, o Madrid Open era realizado no momento da ocorrência e foi paralisado, assim como as operações no aeroporto de Barajas. Além da capital, Sevilha, Granada, Málaga e Cadiz, estão entre os locais mais afetados. Em Barcelona, o aeroporto El Prat também teve voos cancelados.

As estações ferroviárias também foram afetadas com a falta de energia. As autoridades pediram a evacuação dos pontos de embarque e várias estações foram fechadas na Espanha. A empresa espanhola Renfe, responsável pelo serviço, informou que a interrupção aconteceu às 12h30.

O transtorno devido à falta de energia elétrica também afeta o trânsito em várias cidades da Europa. Muitos semáforos estão desligados e o trânsito é caótica em várias avenidas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.