As tarifas de pedágio da Via Araucária no Paraná ficarão mais caras a partir de quinta-feira, 28 de agosto. Um ano e seis meses depois do início da operação do Lote 1 de rodovias federais e estaduais, a concessionária aumentou o preço do pedágio, seguindo contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Imagem de um ponto de pedágio da Via Araucária, concessionária do Lote 1 que reajustou as tarifas de pedágio.
O reajuste foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 4 de agosto. (Foto: Divulgação/Via Araucária)

O reajuste da tarifa leva em conta a aplicação do Índice de Reajustamento Tarifário (IRT), que considera a inflação e fatores técnicos e econômicos. O índice corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre março de 2024 e agosto de 2025, que representa um percentual de 7,52%.

Aumento do preço do pedágio: Confira as novas tarifas da Via Araucária para veículos leves (categoria 1):

  • São Luiz do Purunã (BR-277): de R$ 8,70 para R$ 9,30;
  • Porto Amazonas (BR-277): de R$ 10,90 para R$ 11,70;
  • Irati (BR-277): de R$ 10,20 para R$ 10,90;
  • Imbituva (BR-277): de R$ 10,00 para R$ 10,70;
  • Lapa (BR-476): de R$ 11,50 para R$ 12,30.

Segundo a ANTT, o reajuste é uma obrigação contratual e garante o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, permitindo a realização de obras e serviços de manutenção previstos para o lote.

Confira como ficam as tarifas para todas as categorias após o aumento do preço do pedágio:

Concessionária está realizando obras de manutenção e duplicação

Rodovias sob concessão da Via Araucária (BR-277, BR-373, BR-376 e PR’s 418 e 423) estão passando por obras de manutenção e ampliação.

Um dos destaques é a duplicação, construção e modernização do Contorno Norte de Curitiba. Este corredor viário está em obra há dois meses e, nesta primeira etapa, será duplicado um trecho de 16,76 quilômetros, entre o km 5 e o km 21 da PR-418, passando por Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo.

Além disso, sete novos viadutos serão construídos para melhorar o fluxo e a segurança no acesso aos bairros ao redor da rodovia. A previsão é de que a obra seja entregue em fevereiro de 2027.

Ainda para este ano, está previsto o início da duplicação em trechos da BR-277 (Palmeira e Irati) e PR-243 (entre Araucária e Campo Largo), além de marginais no Contorno Sul de Curitiba.

Na BR-277, em Irati, a Via Araucária também iniciou a construção do Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais. A obra está prevista para ser entregue em dezembro de 2025.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

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Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.