O trecho da BR-277 que liga Curitiba a São José dos Pinhais, um dos mais movimentados do Paraná, começará a receber obras de ampliação e melhorias dentro do Lote 2 das novas concessões rodoviárias nos próximos dias. O lançamento ocorreu na última sexta-feira (12), próximo à divisa entre os dois municípios, com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

As ações serão executadas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro dentro de um modelo de concessão elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em conjunto com o setor produtivo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do governo federal. O investimento é de aproximadamente R$ 148 milhões.
Nesta etapa, serão implantados 32 quilômetros de faixas adicionais entre os quilômetros 83 e 67, em ambos os sentidos, desde o Jardim Botânico, em Curitiba, até a Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O conjunto de melhorias inclui ainda alargamento de 15 pontes e viadutos, nas regiões do Jardim das Américas, Cajuru e Avenida do Trabalhador, 20 estruturas de contenção, 3,2 quilômetros de vias marginais em Curitiba, 15 quilômetros de ciclovias e a uma nova passarela na região da Quadra Esportiva Peladeiro.
Diferentes frentes ao longo da via terão trabalhos iniciando de forma simultânea, todos eles focados na ampliação da capacidade de tráfego e no aumento da segurança viária.
Segundo Ratinho Junior, a implantação de novas faixas e dispositivos viários fortalece a mobilidade urbana e melhora a segurança em uma das regiões de maior fluxo do Estado. “Estamos iniciando uma transformação da rodovia, que ganhará mais pistas, ciclovias e obras de arte para garantir eficiência logística e qualidade de vida para quem utiliza esse trecho todos os dias”, destacou.
BR-277: novo modelo de concessões
O governador também defendeu o novo modelo de concessões, que segundo ele viabilizou um volume inédito de investimentos privados, com ritmo acelerado de execução e forte geração de empregos. “No primeiro ano de concessão já são mais de R$ 2 bilhões em obras, algo que não acontecia há décadas no Paraná”, afirmou, destacando o reconhecimento nacional do modelo por sua transparência e pelo equilíbrio entre tarifas e entregas.
De acordo com o governador, o conjunto das intervenções estruturantes, que também inclui melhorias na ligação com o Litoral, novos contornos, duplicações e obras complementares, consolida uma estratégia de longo prazo para sustentar o crescimento econômico do Estado e ampliar sua competitividade logística. Do lado do Governo do Estado, as intervenções do Litoral englobam a duplicação entre Garuva e Guaratuba e a duplicação de Matinhos a Pontal do Paraná, além da Ponte de Guaratuba.
Na visão do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o início da obra – que era uma das mais aguardadas do novo pacote de concessões – comprova o sucesso do modelo defendido pelo Governo do Estado e complementa um grande pacote de melhorias na região.
“O cumprimento rigoroso do cronograma, com frentes de trabalho sendo abertas exatamente como previsto em contrato, reforça que a modelagem funciona e que o Estado está no caminho certo. A BR-277 é a grande artéria do Paraná, responsável por integrar regiões e sustentar o escoamento da nossa produção. Ver esse planejamento sair do papel com rapidez e segurança é fundamental para garantir mais mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida para os paranaenses”, comentou Sandro Alex.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui