O trecho da BR-277 que liga Curitiba a São José dos Pinhais, um dos mais movimentados do Paraná, começará a receber obras de ampliação e melhorias dentro do Lote 2 das novas concessões rodoviárias nos próximos dias. O lançamento ocorreu na última sexta-feira (12), próximo à divisa entre os dois municípios, com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

BR-277
O trecho concentra um dos maiores fluxos logísticos do Sul do País (Foto: Divulgação/EPR)

As ações serão executadas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro dentro de um modelo de concessão elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em conjunto com o setor produtivo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do governo federal. O investimento é de aproximadamente R$ 148 milhões.

Nesta etapa, serão implantados 32 quilômetros de faixas adicionais entre os quilômetros 83 e 67, em ambos os sentidos, desde o Jardim Botânico, em Curitiba, até a Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O conjunto de melhorias inclui ainda alargamento de 15 pontes e viadutos, nas regiões do Jardim das Américas, Cajuru e Avenida do Trabalhador, 20 estruturas de contenção, 3,2 quilômetros de vias marginais em Curitiba, 15 quilômetros de ciclovias e a uma nova passarela na região da Quadra Esportiva Peladeiro.

Diferentes frentes ao longo da via terão trabalhos iniciando de forma simultânea, todos eles focados na ampliação da capacidade de tráfego e no aumento da segurança viária.

Segundo Ratinho Junior, a implantação de novas faixas e dispositivos viários fortalece a mobilidade urbana e melhora a segurança em uma das regiões de maior fluxo do Estado. “Estamos iniciando uma transformação da rodovia, que ganhará mais pistas, ciclovias e obras de arte para garantir eficiência logística e qualidade de vida para quem utiliza esse trecho todos os dias”, destacou.

BR-277: novo modelo de concessões

O governador também defendeu o novo modelo de concessões, que segundo ele viabilizou um volume inédito de investimentos privados, com ritmo acelerado de execução e forte geração de empregos. “No primeiro ano de concessão já são mais de R$ 2 bilhões em obras, algo que não acontecia há décadas no Paraná”, afirmou, destacando o reconhecimento nacional do modelo por sua transparência e pelo equilíbrio entre tarifas e entregas.

De acordo com o governador, o conjunto das intervenções estruturantes, que também inclui melhorias na ligação com o Litoral, novos contornos, duplicações e obras complementares, consolida uma estratégia de longo prazo para sustentar o crescimento econômico do Estado e ampliar sua competitividade logística. Do lado do Governo do Estado, as intervenções do Litoral englobam a duplicação entre Garuva e Guaratuba e a duplicação de Matinhos a Pontal do Paraná, além da Ponte de Guaratuba.

Na visão do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o início da obra – que era uma das mais aguardadas do novo pacote de concessões – comprova o sucesso do modelo defendido pelo Governo do Estado e complementa um grande pacote de melhorias na região. 

“O cumprimento rigoroso do cronograma, com frentes de trabalho sendo abertas exatamente como previsto em contrato, reforça que a modelagem funciona e que o Estado está no caminho certo. A BR-277 é a grande artéria do Paraná, responsável por integrar regiões e sustentar o escoamento da nossa produção. Ver esse planejamento sair do papel com rapidez e segurança é fundamental para garantir mais mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida para os paranaenses”, comentou Sandro Alex.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.