Um levantamento divulgado na última segunda-feira (20) aponta que a maioria dos brasileiros acredita que a população em geral é quem mais está ajudando as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa foi feita pelo Instituto Ágili Pesquisas e Marketing, que tem sede em Londrina, no norte do Paraná.

Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros acreditam que a população ajuda mais as vítimas no RS
Cidades do Rio Grande do Sul foram tomadas pelas enchentes (Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O estudo entrevistou brasileiros de diversas regiões sobre a catástrofe que atingiu o estado, percepção sobre a administração federal e também sobre as eleições municipais deste ano.

Os números apontam que 86% das pessoas ouvidas acreditam que a população em geral é quem mais está ajudando os gaúchos. Além disso, para 6,20% dos entrevistados é o governo federal quem está ajudando mais as vítimas; apenas 1,70% colocam o governo estadual e outros 5,70% não souberam responder.

64% da população fez doações para as vítimas do RS (Foto: Ágili Pesquisas)

Pesquisa aponta que 64,70% dos entrevistados fizeram doações às vítimas do RS

De acordo com o levantamento, 64,70% afirmaram que fizeram doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul e outros 35,30% não colaboraram. Contudo, 77,50% dos entrevistados confiam que as doações vão chegar até os desabrigados, Outros 13,40% acham que os donativos não chegarão e 9,10% não souberam responder.

Gráfico mostra pesquisa sobre as vítimas da chuva no RS
Maioria da pessoas confia que as doações serão levadas para as vítimas (Foto: Ágili Pesquisas)

Maioria reprova atuação do Governo Lula

A pesquisa do Instituto Ágili Pesquisas e Marketing questionou também os eleitores sobre a administração federal. Ao todo, 58,10% reprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 33,50% aprovam. Além disso, 8,50% não souberam responder.

Outro levantamento do instituto mostra que 92,80% dos entrevistados sabem que neste ano serão eleitos prefeitos e vereadores. Porém, 7,20% não sabem e 33,20% afirmam não ter interesse nas eleições municipais de 2024.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 13 e 20 de maio, moradores de todo território nacional, maiores de 16 anos. O nível de confiança é de 95% e margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.