Curitiba - Mais de 520 mil pessoas dos bairros de Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária tiveram o abastecimento de água interrompido pela Sanepar nesta sexta-feira (24), por causa da contaminação do manancial do Miringuava por vazamento de óleo diesel, ocorrido na noite de quarta-feira (22).

O Instituto Água e Terra (IAT) já notificou o responsável para realizar a contenção de danos e ainda apura as causas do acidente. Caso existam evidências de crime ambiental, o IAT afirmou em nota que “haverá sanções administrativas de acordo com a legislação vigente”.
Conforme a investigação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, houve um desligamento de energia por causa de uma chuva forte na quarta-feira (22). Quando a energia foi reestabelecida, a bomba de abastecimento da empresa voltou a funcionar automaticamente, resultando no derramamento de aproximadamente 3 mil litros de óleo diesel.
O IAT ainda acredita que há uma grande quantidade de combustível dentro do solo, mesmo com os trabalhos da abastecedora de diesel em limpar a região, utilizando mantas de absorção no rio para reter o combustível.
Veja o local do vazamento de diesel
Segundo a Sanepar, o abastecimento será normalizado gradativamente até a meia-noite deste sábado (25).
Veja os bairros afetados
Curitiba
- Alto Boqueirão;
- Campo de Santana;
- Caximba;
- CIC;
- Ganchinho;
- Pinheirinho;
- Sitio Cercado;
- Tatuquara;
- Umbará;
- Xaxim.
São José dos Pinhais
- Aeroporto Afonso Pena;
- Águas Belas;
- Aristocrata;
- Arujá;
- Aviação;
- Barro Preto;
- Bom Jesus São Pedro;
- Boneca do Iguaçu;
- Centro;
- Colônia Rio Grande;
- Costeira;
- Cruzeiro;
- Del Rey;
- Iná;
- Itália;
- Miringuava;
- Ouro Fino;
- Pedro Moro;
- Quississana;
- Rio Pequeno;
- Santo Antônio;
- São Cristóvão;
- São Domingos;
- São Marcos;
- Zacarias.
Araucária
- Cachoeira;
- Campina da Barra;
- Costeira;
- Iguaçu;
- Tindiquera.
Prefeitura de São José dos Pinhais acompanha o caso
Em nota à imprensa, a Prefeitura de São José dos Pinhais disse estar “acompanhando de perto as ações de contenção e mitigação do impacto ambiental causado pelo derramamento de óleo diesel no Rio Miringuava”.
A nota ainda revela que a Prefeitura notificou formalmente a empresa, solicitando que os trabalhos de limpeza da área não sejam interrompidos.
Leia a nota da Prefeitura de São José dos Pinhais na íntegra:
A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que está acompanhando de perto as ações de contenção e mitigação do impacto ambiental causado pelo derramamento de óleo diesel no Rio Miringuava, ocorrido na noite de quarta-feira (22), em decorrência de problemas operacionais em uma empresa localizada na região.
Conforme apurado pela fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o incidente ocorreu devido a um desligamento de energia durante uma forte chuva. Quando o fornecimento foi restabelecido, a bomba de abastecimento da empresa voltou a funcionar automaticamente, resultando no derramamento de aproximadamente 3.000 litros de óleo diesel.
A empresa responsável foi notificada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e está realizando medidas de contenção com o apoio de uma equipe técnica especializada. Representantes da Prefeitura, Defesa Civil e Sanepar estiveram no local para avaliar a situação. Apesar das medidas emergenciais, parte do material já havia atingido o ponto de captação de água da Sanepar.
Para garantir a continuidade das ações de reparação dos danos, a Prefeitura notificou formalmente a empresa, solicitando que os trabalhos não sejam interrompidos, mesmo durante o final de semana. A empresa foi orientada a registrar, com fotos e documentos datados, todas as medidas implementadas. Na segunda-feira (27), será emitida uma nova notificação oficial para reforçar o cumprimento das obrigações de recuperação ambiental.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a proteção ambiental e continuará monitorando a situação para minimizar os impactos à população e ao meio ambiente. Novas atualizações serão divulgadas conforme o andamento das ações.
*Com supervisão de Jorge de Sousa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui