O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), anunciou nesta quarta-feira (4), durante 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, um novo programa para a construção e instalação de módulos sanitários. Segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 4 mil famílias paranaenses não possuem banheiro em casa, sendo estas as mais urgentes a serem atendidas pelo programa.

Com o apoio da Sanepar e da Cohapar, a meta do governo é que até 20 mil famílias possam ser impactadas pelo programa, abrangindo também aquelas que o banheiro se encontra em condições precárias.
“Apesar do grande volume de projetos habitacionais, ainda temos cerca de 4 mil famílias paranaenses que infelizmente ainda não possuem banheiros e utilizam métodos rudimentares, e um Estado tão rico quanto o Paraná não pode conviver com uma situação dessas”, disse o presidente da Cohapar, Jorge Lange.
Leia também:
- Conflito por terras no Paraná: agricultores denunciam invasões e violência
- Mulher invade hospital no Paraná e esfaqueia homem em maca
- Militares são presos por furto de armas em batalhão do Exército em Cascavel
A operação começará em 2025, com a Cohapar sendo responsável por contratar, via licitação, uma empresa especializada para a construção dos banheiros no modelo ‘off-site’, estruturas pré-fabricadas que podem ser acopladas nas residências necessitadas. Já as conexões com o sistema hidráulico e de esgoto ficarão sob responsabilidade da Sanepar.
Confira o modelo de banheiro off-site:


“Pusemos todo o time da Sanepar em campo e sabemos exatamente onde os módulos sanitários precisam ser instalados para que assim que estiverem disponíveis possamos levar água potável e saneamento básico a estes lugares”, afirmou o presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui