Foz do Iguaçu - O Paraná terá o maior porto seco da América Latina. O empreendimento custeado pela empresa Multilog contará com R$ 500 milhões em investimento e tem expectativa de gerar 250 empregos diretos em Foz do Iguaçu, na Região Oeste do estado.

Porto seco da Multilog, localizado no Paraná
Empreendimento terá capacidade para receber 2 mil caminhões. (Foto: Divulgação/Multilog)

A Mulilog espera que o porto seco em Foz do Iguaçu possa receber 2 mil caminhões por dia, aumentando em 30% a movimentação do atual terminal da empresa no Oeste do Paraná. Esse empreendimento também espera impulsionar as operações logísticas e o comércio exterior na região de tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A expectativa é que o maior porto seco da América Latina poderá iniciar operações em dezembro de 2026, com a Multilog tendo concessão sobre o local por 35 anos. O empreendimento está localizado na saída de Foz do Iguaçu, às margens da BR-277.

Outro benefício da construção do porto seco é auxiliar a melhorar o trânsito no perímetro urbano de Foz do Iguaçu. Isso porque diversos veículos pesados não precisarão mais adentrar na cidade para carregar ou descarregar cargas.

O porto seco deve duplicar a capacidade atual da empresa. Em 2024, a Multilog movimentou no local 8,6 milhões de toneladas de cargas, chegando a uma receita de US$ 8,6 bilhões (R$ 47,4 bilhões).

Maior porto seco da América Latina melhorará logística do Paraná

Caminhões em fila
Empreendimento deve gerar 250 empregos diretos. (Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay)

O maior porto seco da América Latina contará com uma área coberta para armazenagem, vistoria e câmaras frias com docas exclusivas para produtos que exigem controle de temperatura.

Serão 197 mil metros quadrados de pátios, 7,2 mil metros quadrados de área coberta para armazenagem e vistoria e 600 metros quadrados de câmeras frias, com três docas exclusivas.

O porto seco contará com equipamentos de última geração, como balanças rodoviárias, scanners para inspeção não invasiva e modernos sistemas de vigilância por câmeras.

Além disso, os motoristas que carregarem ou descarregarem no local contarão com estrutura equipada com sanitários e áreas de descanso.

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Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.