Paraná - Faltando seis meses para ser inaugurada, a Ponte de Guaratuba alcançou 80% de execução em outubro, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (assista ao vídeo abaixo). A obra, aguardada há décadas por veranistas e moradores do Litoral do Paraná, já soma 173 metros de avanço no trecho estaiado e 596,9 metros finalizados no trecho pré-moldado. O empreendimento rodoviário está orçado em quase R$ 400 milhões e é executado pelo Consórcio Nova Ponte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior diz que, em breve, os dois trechos vão se conectar, vencendo as águas da Baía de Guaratuba. A Ponte de Guaratuba deve ser inaugurada em abril de 2026.
“Estamos dentro do cronograma e acompanhando de perto a evolução dessa obra emblemática para o Litoral. Essa é uma intervenção que conecta definitivamente o nosso Litoral e que está sendo acompanhada em tempo real pela população”, afirma o governador Ratinho Jr.
De acordo com o balanço do governo, foram concluídas 62 estacas (24 no estaiado e 38 no pré-moldado) no trecho pré-moldado. Além disso, foram finalizadas 18 vigas travessas e lançadas 128 vigas longarinas, de um total de 142 já fabricadas. No trecho pré-moldado, as pré-lajes continuam a ser instaladas e 14 dos 23 vãos do tabuleiro já foram executados.
“A Ponte de Guaratuba é uma obra histórica para o Paraná, tanto pela sua complexidade técnica quanto pelo impacto positivo que trará para toda a região litorânea. Estamos acompanhando de perto cada etapa com rigor e responsabilidade”, afirma o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
O que é o trecho estaiado da Ponte de Guaratuba
O trecho estaiado da ponte, responsável por vencer o vão-livre de 160 metros sobre o canal de navegação da Baía de Guaratuba, avança com o método de balanços sucessivos. No apoio 4 já foram executados sete pares de aduelas, somando 92 metros, e no apoio 5, seis pares, totalizando 81 metros. O avanço acumulado nesse trecho chega a 173 metros dos 320 metros previstos. Também foram instalados cinco pares estais no apoio 4 e quatro pares no apoio 5.
Os estais são cabos de aço tensionados que se ligam diretamente ao tabuleiro e às torres (mastros) da ponte. Eles sustentam o peso do tabuleiro, transportando as cargas verticais e horizontais para as torres, que por sua vez recebem essas forças e as transferem para as fundações.
As obras do passeio e da ciclovia da ponte já começaram. Estão em execução as barreiras de concreto, ciclovias, calçadas e guarda-corpos. O espaço será separado da pista de rolamento por barreira de concreto e com guarda-corpos laterais de 1,30 metro de altura, garantindo segurança a todos os usuários sem comprometer a vista da baía.
Construção de acessos segue em ritmo acelerado
Os acessos à Ponte de Guaratuba também seguem em execução nos dois lados. Do lado de Guaratuba, com aproximadamente 940 metros de extensão, foi intensificada a escavação do morro para adequação da rampa existente.
Foram escavados 60 mil metros cúbicos de material e concluídas as contenções com solo grampeado, cortinas atirantadas e estacas raízes. A área total contida chega a 10 mil m².
No lado de Matinhos, que conta com aproximadamente 880 metros de extensão, os trabalhos de terraplenagem, drenagem e pavimentação seguem em ritmo avançado. Também está em execução a estrutura da cabeceira da ponte, utilizando a técnica de solo reforçado com paramento em placas de concreto e reforços com geocompostos.
Também foi realizada a realocação das cabines da operação do ferry-boat para liberar a continuidade das frentes de obra no local e garantir o avanço do cronograma.
As obras no lado de Matinhos seguem em ritmo intenso, com movimentação constante de máquinas e trabalhadores ao longo da pista. Por isso, é fundamental que motoristas respeitem a sinalização, reduzam a velocidade e redobrem os cuidados ao trafegar pela região.
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