O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu publicamente a criação de um sistema de metrô em Curitiba, capital do Paraná. Por mais que o projeto, em nível federal, seja discutido no Ministério das Cidades, Renan prestou seu apoio a proposta.

Durante uma entrevista ao RIC Notícias Opinião Paraná nesta quarta-feira (14), o ministro defendeu o debate sobre a linha de metrô durante as eleições municipais. “Eu acho que o prefeito que está discutindo isso está correto, porque ele está debatendo um tema que é muito importante para a população”, comentou. “Apesar de não conhecer com profundidade o projeto, porque aqui em Brasília isso trata-se no Ministério das Cidades, eu acho que a agenda é correta”.
Além disso, Renan Filho apontou a criação de um metrô em Curitiba como um avanço à cidade. “Eu acho que Curitiba precisa avançar nessa agenda do século 21 para ampliar os seus modais de transporte e ter uma rede metroviária eficiente. É assim que as grandes cidades do mundo inteiro caminham”, afirmou.
Por fim, o ministro do Transporte falou sobre como funciona a criação de uma linha metroviária da parte econômica. “Metrô não é feito totalmente com investimento público. Se faz um estudo, calcula-se a viabilidade privada e, normalmente, o Governo Federal apoia com o BNDES, como está fazendo em São Paulo, no Rio de Janeiro e em diversos outros estados do Brasil”, explicou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui