Nesta quinta-feira (12), o Lote 3 das Rodovias do Paraná será leiloado na Bolsa de Valores, em São Paulo. O projeto de concessão foi desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado e o governo federal, unindo num mesmo pacote rodovias estaduais e federais.

De acordo com o Governo do Paraná, o edital prevê tarifa básica máxima de pedágio para disputa de R$ 0,14596/km. As propostas já foram apresentadas na B3 e o vencedor será conhecido nesta semana.
Lote 3 das rodovias do Paraná
O Lote 3 abrange rodovias que passam por 22 cidades e liga o Norte do Paraná com a BR-277, no trajeto para o Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Ao todo, o lote envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras, conservação e serviços operacionais.
Veja cidades que fazem parte do Lote 3: Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova. Segundo o Governo, a expectativa é pela criação de 143 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda na região impactada.
“É mais um leilão muito aguardado, que atinge rodovias estratégicas, como a Rodovia do Café, do Norte, com a BR-277, com destino ao Porto de Paranaguá. Ela prevê duplicações, contornos, terceiras faixas, marginais. Estamos garantindo muitas obras e transparência”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Obras no Paraná
Ponta Grossa ganhará dois novos contornos, Norte e Leste, em um total de 42,35 quilômetros de pistas duplicadas, com duas faixas de tráfego para cada sentido. Os contornos iniciam no trevo da BR-373 com a BR-376, cruzam com a PR-151 e PR-513, até retornar à BR-376, já no bairro Cará-Cará, sendo uma alternativa completa para retirar o tráfego de veículos pesados locais e de longa distância do centro do município.
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Serão duplicados ao todo 52,58 quilômetros da BR-376, divididos em quatro segmentos. Entre Mauá da Serra e Ortigueira será duplicado o segmento entre o km 312 e o km 322+580, em uma extensão de 10,58 quilômetros, previsto para o 6º ano de concessão.
O Contorno Leste de Apucarana terá 13 quilômetros e 830 metros de extensão em pista dupla, sete viadutos e 10 pontes. O seu km zero faz entroncamento com a BR-369 próximo à Subestação Nova Aricanduva, começando na verdade dentro do território de Arapongas. O município de Califórnia vai ganhar um contorno rodoviário paralelo à BR-376, com 5 quilômetros e 460 metros de extensão, todo em pista dupla.
A duplicação da PR-445 vai do km 86+880 em Cambé, após a pista já duplicada, e segue até o km 95+800, em Warta, distrito de Londrina. A PR-323 será duplicada do km 2+750, próximo à divisa com São Paulo, e dentro do território de Sertaneja, até o km 60, em Warta, passando por Sertanópolis. Para o município de Londrina estão previstas obras para melhorar a trafegabilidade da PR-445 no perímetro urbano.
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