Da terra ao concreto, as ruas do Bairro Novo do Caximba, em Curitiba, começaram a receber pavimentação em concreto.

Há anos a região aguardava por melhorias estruturais, e agora, toneladas de concreto foram colocadas nas vias para tráfego leve de veículos. A ação deve melhorar a mobilidade urbana e o cotidiano dos moradores.
A obra é uma iniciativa da prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com supervisão do Instituto Ruas. “É uma obra ícone que estamos acompanhando desde seu início. Vai fazer uma transformação na região”, analisa o engenheiro civil e diretor do Ruas, Alex Maschio.
Leia mais:
De acordo com informações da organização, a escolha da prefeitura pelo concreto reflete uma tendência mundial de buscar soluções duradouras e sustentáveis para o planejamento urbano das cidades
Mauro Magnabosco, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e coordenador do projeto, explica que o Bairro Novo do Caximba era uma área de invasão de pessoas entre os rios Barigui e Iguaçu.
“O ponto mais sensível do local era os constantes alagamentos. A prefeitura entendeu que era preciso criar um projeto de recuperação e optou pelo pavimento em concreto em virtude das características de sustentabilidade. Definimos pelo pavimento em concreto [convencional e permeável] devido à sua capacidade de absorção das águas da chuva e do retardamento dessa água até chegar no Rio Barigui no caso de fortes chuvas. A ideia é replicar [o projeto] em outros bairros de Curitiba”, afirma Mauro Magnabosco.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!