O Governo Federal inicia hoje a devolução de parte do dinheiro de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas do golpe bilionário dos descontos associativos irregulares. Os valores que serão devolvidos nesta primeira fase são referentes às cobranças das mensalidades indevidamente descontadas na folha de pagamento em abril deste ano. De acordo com o governo, serão devolvidos nesta etapa um total de R$ 292 milhões.

Ainda conforme o Governo Federal, os beneficiários não precisam tomar nenhuma medida extra para receber a devolução dos valores. Isso porque eles serão pagos junto com o benefício mensal, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, diretamente na conta de cada aposentado ou pensionista lesado pelo golpe. “Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência”, afirma uma nota oficial do INSS.
Demais valores cobrados irregularmente ainda não têm data para pagamento
Na nota, o INSS publica o calendário de pagamento da devolução, que segue o da folha de pagamento, e alerta para novas tentativas de golpe. Conforme o instituto, as informações sobre aposentadorias e pensões são repassadas apenas pelo portal Meu INSS. E que nenhum intermediário está autorizado a entrar em contato com os beneficiários.

Já sobre sobre os prejuízos do golpe anteriores a abril deste ano, a orientação do INSS é acessar os canais oficiais do órgão para solicitar o reembolso. Caso o aposentado ou pensionista queira reaver mensalidades cobradas indevidamente em período anterior deve informar órgão pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O INSS afirma que “vai acionar a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o repasse ao beneficiário. A devolução será feita pelo INSS, pelo mesmo meio que faz os pagamentos regulares – seja conta bancária ou cartão magnético.”
Desde a última sexta-feira (23), beneficiários que desejam fazer empréstimo consignado e autorizar descontos de parcelas nas pensões e aposentadorias deverão fazer identificação biométrica na plataforma do Meu INSS. (*Com informações da Agência Brasil).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!