Curitiba - O interesse comercial pelo Centro de Curitiba tem crescido, segundo dados divulgados pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar). Em dezembro de 2025, a região concentrou 32,4% dos contratos de locação comercial, liderando o ranking entre os bairros da capital.

foto de estabelecimento comercial no centro de curitiba
Pesquisa indica avanço das locações comerciais e reforça protagonismo da região central (Foto: Hully Paiva/SECOM)

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o aumento no número de estabelecimentos comerciais na área está diretamente relacionado ao bom momento do mercado imobiliário local.

Na sequência, aparecem os bairros Água Verde e Vila Izabel, com 7,4% cada; Boa Vista e São Francisco, com 5,9%; e Batel, Rebouças e Sítio Cercado, com 4,4%. No total, as locações de imóveis comerciais registraram alta de 9,1% em relação ao mês de novembro.

Para Luciano Tomazani, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR), o desempenho positivo está ligado às ações de revitalização urbana realizadas na região central.

“É muito importante que o poder público esteja junto nessa demanda. A partir do momento em que começou o movimento de requalificação do Centro, as locações cresceram de forma exponencial”, afirmou.

Revitalização Urbana Impulsiona Locações no Centro de Curitiba, segundo prefeitura

De acordo com a Prefeitura da capital paranaense, as melhorias integram o programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025, com foco no redesenvolvimento urbano, no fortalecimento do comércio e na valorização dos espaços públicos da região.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.