O mercado de ações ainda é um assunto nebuloso para muitos brasileiros. Por isso, nem sempre é de conhecimento geral se é vantajoso investir na Bolsa de Valores, questionando a segurança e a rentabilidade do valor investido.

Você pode estar perdendo dinheiro. As ações da Vale valorizaram, nos últimos 21 anos, mais de 1.400%. Imagine o quanto os acionistas não lucraram com esta valorização ao longo dos anos. Para fazer parte disso, no entanto, é necessário entender melhor o mercado de ações.

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é o local, um ambiente virtual, onde os investidores podem comprar e vender ações. Quando alguém adquire algum desses ativos, passa a ser um acionista da empresa.

Essas ações são comercializadas por meio de corretoras de valores, que devem ser habilitadas pela CVM (Comissão de Valores Imobiliários). Para participar, é necessário estar cadastrado em alguma dessas instituições. Antes disso, no entanto, é importante saber mais sobre o assunto.

Após o cadastro, o investidor passar a ter acesso ao Home Broker, plataforma por onde é possível visualizar os valores das ações e enviar comandos de compra e venda.

Quais as vantagens de investir na Bolsa?

Uma das maiores vantagens de investir na Bolsa é a possibilidade de retorno rápido e rentável. Mesmo assim, se beneficia mais o investidor que pensa no longo prazo e que busca empresas em expansão, com boa margem de lucro, poucas dívidas e outras características.

Nesta hora, é importante que o futuro comprador leia um pouco a respeito do mercado acionário e busque ficar por dentro do que é vantajoso em cada momento e o que não é indicado.

As ações ainda promovem a isenção do Imposto de Renda (IR) nas transações até R$ 20 mil e possibilita que pessoas com menos poder aquisitivo possam participar das transações, uma vez que são aceitas pequenas quantias.

A Bolsa de Valores também proporciona alta rentabilidade e riscos reduzidos, ajudando o investidor a manter seu patrimônio seguro.

Para começar a investir na Bolsa, o indicado é começar com quantias mais modestas até sentir como acontece a dinâmica do mercado. Outra dica é conversar com investidores e amigos que já estão habituados a realizar transações no Home Broker e pegar algumas dicas.