Brasil - A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, criticou entraves econômicos do país como a atual taxa de juros. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan News Paraná, ela afirmou que o nível da Selic — na casa dos 15% — é injustificável: “Se der um sinal e começar a baixar esse juro devagar, você vai ver o que vai acontecer com a economia, porque o nível de emprego está alto”, afirmou.

Presidente do conselho do Magazine Luiza avalia que queda de juros seria capaz de transformar economia (Foto: Rafaela Moron)

Luiza Helena Trajano afirmou ainda que o impacto direto deste cenário afeta principalmente os pequenos e médios empreendedores e avaliou ainda a reforma tributária como um passo importante para reduzir a burocracia:

Realmente, eu acho que a reforma tributária vai trazer uma simplificação, porque o problema é a burocracia ainda, mas quando você vai fora do Brasil, nós temos um sistema bancário mais simples do mundo e também o juro alto. Eu acho que esse juro, ele atrapalha principalmente o pequeno e o médio. Porque é um juro que não tem razão de estar 15%, concluiu.

Assista a declaração:

Luiza Helena Trajano em entrevista exclusiva para Jovem Pan News Paraná (Reprodução: Youtube/Jovem Pan News Paraná)

Apesar da crítica às taxas de juros, a empresária destacou que o Brasil vive um momento de emprego elevado, diversidade econômica e demanda por bens básicos — fatores que podem acelerar a economia, com o alívio no crédito.

“Se der um sinal e começar a baixar esse juro devagar, você vai ver o que vai acontecer com a economia, porque o nível de emprego está alto (…) Nós temos um país em que as pessoas precisam de coisas ainda, não é consumismo”, disse.

Físico x digital: a aposta do Magalu

Luiza Helena Trajano também falou sobre os rumos do Magazine Luiza em meio à era da digitalização e revelou detalhes de um projeto inédito: a transformação da antiga Livraria Cultura, no Conjunto Nacional em São Paulo, em um espaço híbrido, unindo loja física, experiências digitais, teatro e a presença de influenciadores de redes sociais.

De acordo com a empresária, a abertura do espaço que mistura loja física e digital será um dos caminhos para definir o futuro do varejo

“ O físico não vai acabar, mas ele tem que ser transformado”, apontou Luiza.

Liderança e persistência

Referência na liderança feminina, Luiza Helena Trajano reforçou a importância da persistência e da resiliência para empreender no país. Para ela, o cenário exige coragem para inovar e capacidade de adaptação rápida:

Tem que estar sempre atualizado. A mudança é rápida, mas quando você e sua equipe se acostumam com esse ritmo, fica mais fácil (…) “, avaliou Luiza.

Luiza Helena Trajano foi uma das palestrantes convidadas do 12° Congresso Nacional Moveleiro que acontece em Curitiba entre os dias 01 e 02 de outubro. A entrebista completa você acompanha aqui:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui