A Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este promoveu, nesta terça-feira (15), um encontro com empresários e líderes da comunicação do Sul do Brasil e do Paraguai. O evento, realizado na sede da entidade, contou com a participação de Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, e André Dias, superintendente da Record. A proposta foi discutir possibilidades de integração regional por meio da mídia e reforçar a cooperação entre os mercados brasileiro e paraguaio.

Líderes da comunicação discutem integração regional em encontro no Paraguai
Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, Said Taigen, presidente da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, e André Dias, superintendente da RECORD, em encontro com empresários paraguaios. (Foto: Divulgação)

Durante a reunião, os executivos apresentaram estruturas, investimentos e estratégias de seus respectivos grupos, com foco no papel da comunicação como instrumento de desenvolvimento regional. Petrelli destacou a importância de fortalecer os laços entre Paraná e Paraguai, especialmente na região da Tríplice Fronteira, onde o Grupo Ric tem ampliado sua atuação. Um exemplo é a inauguração dos estúdios da Jovem Pan News em Foz do Iguaçu, prevista para esta quarta-feira (16).

“O Paraná e o Paraguai são regiões irmãs, com características muito semelhantes. Viemos apresentar as possibilidades de integração usando a força multiplataforma do Grupo Ric para impulsionar negócios, turismo e o reconhecimento da região”, afirmou Petrelli.

André Dias, da Record, também reforçou a relevância de Ciudad del Este no cenário empresarial da América do Sul. Para ele, a cidade tem um potencial ainda maior de expansão, e a comunicação pode atuar como catalisadora desse crescimento.

 “Ciudad del Este é um fenômeno de capacidade empresarial, com um potencial enorme para ser exponencialmente maior. Estamos à disposição dos empresários para multiplicar oportunidades via nossos canais digitais e de televisão”, destacou Dias.

Com mais de 5 mil empresas formais, Ciudad del Este responde por cerca de 15% do Produto Interno Bruto do Paraguai, segundo a própria câmara. O município é considerado um dos principais polos econômicos do país e ponto estratégico na integração com o Brasil e a Argentina.

O presidente da Câmara de Comércio, Said Taigen, destacou que encontros como esse são fundamentais para criar uma visão regional integrada.

“A imprensa é uma ponte fundamental para conectar percepções e promover visões compartilhadas sobre a região, impulsionando o crescimento sustentável e a inovação”, disse.

O evento também apresentou exemplos de iniciativas bem-sucedidas no Paraná que podem ser adaptadas ao contexto paraguaio, com foco em temas como infraestrutura, segurança e desenvolvimento econômico por meio da comunicação estratégica.

A Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este tem se consolidado como um espaço de articulação regional. Em março, o prefeito da cidade, Miguel Prieto Vallejos, visitou a Associação Comercial do Paraná, em Curitiba, em uma agenda organizada por Leonardo Petrelli, reforçando os canais de cooperação entre os dois lados da fronteira.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui