Ponta Grossa - A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, na última quarta-feira (2), um projeto de lei que autoriza a construção de uma unidade fabril com mais de 480 mil metros quadrados. Segundo o projeto, os investimentos devem superar os R$ 4 bilhões. A expectativa é que o empreendimento se consolide como a maior fábrica de pneus comerciais do Brasil.

No local funcionará a XBRI Pneus Ltda, que deve empregar mais de 1.200 funcionários, sendo 600 empregos na primeira fase de funcionamento e mais 600 nas fases seguintes.
O projeto prevê também que é de responsabilidade do município arcar com os custos das obras de acesso aos locais de construção. Além disso, a Câmara aprovou a isenção fiscal que chega a R$ 272.991.189,00, de 2025 até 2033.
O projeto, que foi aprovado com 18 votos favoráveis, levou em consideração que a construção resultará na maior fábrica brasileira de pneus. A expectativa é que as dimensões do projeto torne o empreendimento maior até mesmo que a maioria das montadoras de veículos do país.
Reunião com Governo Federal
A XBRI Pneus é subsidiária da Sunset Tires e atua com capital 100% brasileiro. Devido a esse fator, no dia 12 de dezembro do último ano, o CEO da Sunset Tires, Nabil Chamseddine, o diretor de Operações, Jose Yizen Lu, e o diretor de Relações Institucionais da XBRI, Samer Nasser, se reuniram com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Durante o encontro, segundo o portal Frota News, especializado em mobilidade, foi tratado sobre a nacionalização de tecnologias que, atualmente, estão sob o domínio de empresas estrangeiras. Segundo Nabil Chamseddine, em entrevista ao portal, a ideia é transformar a fábrica em uma “Escola da Borracha no Brasil”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui