Paraná - No Paraná, 77.005 aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados em seus benefícios do INSS foram ressarcidos. O valor foi devolvido de forma integral, corrigido pela inflação (IPCA).

Até o momento, mais de R$ 44,75 milhões foram pagos aos beneficiários do estado. Entre os 81.623 aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo proposto pelo Governo Federal – e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), 94,34% já receberam os valores.
Em todo o país, o governo devolveu R$ 1,53 bilhão a aposentados e pensionistas que foram prejudicados. No total, 2,46 milhões de beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento e já receberam os valores devidos, o que corresponde a 74% dos 3,33 milhões de brasileiros que estão aptos ao ressarcimento.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que a devolução dos valores garante dignidade aos beneficiários.
“Os dados mostram a eficiência dessa iniciativa do Governo de devolver cada centavo de forma rápida e segura para garantir a dignidade e os direitos dos nossos aposentados e pensionistas”, disse.
Já o presidente do INSS, Gilberto Waller, reforçou o compromisso da instituição compensar todos os beneficiários que ainda não foram ressarcidos.
“O ressarcimento está chegando a aposentados e pensionistas em todas as regiões do país. Nosso compromisso é garantir que cada beneficiário receba de volta o que é seu, com respeito, segurança e transparência”, completou.
Como fazer o acordo para receber a devolução dos descontos não autorizados do INSS?

Antes de assinar o acordo, aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm direito a receber, referente aos descontos. O procedimento pode ser feito de duas formas:
- Aplicativo ou site Meu INSS;
- Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios;
No aplicativo Meu INSS os aposentados e pensionistas precisam seguir esse caminho:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
- Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui