Estande para degustação de frutas produzidas em Curitiba será montada no Mercado Municipal, a partir desta sexta-feira (23). Ela é marco para a abertura da temporada de colheita de frutas no Paraná e tem apoio do Sebrae/PR, SMAB e Associação Paranaense de Fruticultura (Frutipar).

O Paraná possuiu tradição no cultivo de diversas culturas, como ameixa, nectarina, caqui, pêra, figo, mirtilo  kiwi, pêssego, uva e maçã. Apesar disso, a maior parte de sua produção não fica aqui e acaba destinada a outros estados brasileiros. Por isso, esta campanha pretende mudar esse cenário, incentivando o consumo das frutas de época que são produzidas regionalmente.

“Em novembro, acontece a colheita da nectarina, da ameixa Iraty e do pêssego Chimarrita. Em dezembro, já teremos ameixa Rubimel, Santa Rosa e Furtune, maçã Julieta, mirtilo e uvas de mesa e assim por diante. À medida que as frutas forem sendo colhidas, todas serão disponibilizadas para degustação no estande. Então, quem gostar dos produtos, poderá comprar diretamente do comerciante dentro do Mercado”, explica consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães.

A maior parte dos varejistas alega desconhecer fornecedores de frutas paranaenses e isso explica a procura pelos produtos em outras regiões do Brasil. A saída para resolver a questão foi promover encontros entre as duas partes. Para isso, o Sebrae/PR articulou uma estratégia para aproximar produtores e os compradores.

“Primeiro, trabalhamos com a qualificação, fazendo um trabalho de adequação às boas práticas de produção, para garantir que todos pudessem ofertar frutas de qualidade. Depois, promovemos encontros de negócios com feirantes, donos de restaurantes, mercados e até hotéis, para que o produtor tivesse a oportunidade de se apresentar aos integrantes do varejo local”, detalha Maria Isabel Guimarães.