Na avaliação da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) o Natal de 2014 foi o pior em vendas dos últimos oito anos. A afirmação foi feita pelo presidente da associação, Nabil Sahyoun, na manhã desta sexta-feira (26). Na comparação com o Natal de 2013, as vendas cresceram 3% em termos reais, segundo a entidade, enquanto a expectativa era de 4,5%.
No acumulado de 2014, as vendas também ficaram abaixo do que a Alshop esperava. A estimativa era de crescimento nominal de cerca de 10% este ano e o resultado foi de 8% de alta nominal.
Para o executivo da Alshop, o próximo ano também deve ser de crescimento baixo. Em termos reais, a alta de vendas em 2014 foi de 1,5% e a expectativa da entidade é de que este porcentual seja mantido em 2015.
Para Sahyoun, no próximo ano, assim como em 2015, o crescimento deve se dar por conta sobretudo da inauguração de lojas novas, principalmente em shoppings que hoje tem ocupação baixa e estão diminuindo as cobranças de lojistas para reduzir a vacância.
A Alshop afirma que hoje shoppings mais jovens estão cobrando de lojistas um porcentual fixo de 10% de seu faturamento em vez de cobrarem diferentes tarifas de aluguel e condomínio. Essa prática é vista de forma positiva por varejistas, uma vez que em momentos de vendas fracas, os custos deles também cairiam.
Boa Vista
Uma pesquisa da Boa Vista SCPC, divulgada também nesta sexta-feira, aponta crescimento de 1,2% das vendas de Natal em 2014 na comparação com 2013. O ritmo de alta foi o menor desde o início da série histórica, em 2008. “A redução do ritmo de crescimento das vendas para o Natal em 2014 segue a tendência das demais datas comemorativas deste ano: todas apresentaram desaceleração se comparadas ao ano anterior”, diz o relatório.
O cálculo do volume de vendas para o Natal se baseia na amostra de consultas realizadas pelo varejo no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 17 a 24 de dezembro de 2014, comparadas ao mesmo período do ano passado.