A Netflix anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), que chegou a um acordo com a Warner Bros. Discovery, e agora pode comprar o estúdio e outros ativos por US$ 72 bilhões. Dentre os ativos, está incluso o serviço de streaming HBO Max.

A princípio, o plano da Warner Bros. Discovery é se dividir em duas empresas de capital aberto em 2026. Enquanto a Netflix pretende adquirir a parte da Warner, a segunda parte, como a Discovery Global, abrigará a CNN e outros canais.
Até poucas semanas antes do acordo, a empresa favorita do leilão para comprar a Warner era a Paramount, que queria comprar, inclusive, os ativos de TV a cabo. Entretanto, as ofertas realizadas pela Netflix teriam superado as da concorrente.
Netflix pode comprar Warner; o que muda no streaming?
De acordo com os analistas do Bank of America, se a Netflix realmente adquirir a Warner Bros., “a guerra do streaming estará efetivamente encerrada”. Com a compra, a empresa de streaming se tornaria a principal potência de streaming de Hollywood.
Entretanto, diversos políticos americanos estão preocupados com a compra. Segundo o senador Mike Lee, através do X, a compra seria um alarme, demonstrando um risco para o fim da competitividade do mercado.
“Tomar conhecimento da ambição da Netflix de comprar sua verdadeira ameaça competitiva — o negócio de streaming da WBD — deveria soar o alarme para as autoridades antitruste em todo o mundo”, escreveu. “Essa potencial transação, caso se concretize, levantaria sérias questões de concorrência — talvez mais do que qualquer outra transação que eu tenha visto em cerca de uma década.”
Por outro lado, ainda há um lado desconhecido na possibilidade do negócio. A compra precisa de aprovação regulatória, que deverá ser analisado pelo governo Trump.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui