Nove dicas para evitar que a Black Friday 2022 vire Black Fraude
Com a Black Friday se aproximando e as festividades de fim de ano, muitas pessoas recorrem às compras on-line para aproveitar as promoções e, como consequência, a probabilidade de fraudes virtuais também aumenta. De maneira geral, o sucesso dos criminosos pode estar relacionado à falta de conhecimentos básicos de segurança pelos compradores sobre as medidas que podem ser tomadas.
Com o intuito de auxiliar as pessoas a evitarem prejuízos financeiros ou danos de imagem e segurança (pessoal, profissional ou corporativo), veja algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença quando se trata da proteção no ambiente virtual.
Confira abaixo:
1. Efetue o logout de sites e aplicativos após a realização de pagamentos, compras e/ou transações bancárias
Procure sempre efetuar o logout (função sair) após transações bancárias em apps. Em alguns casos, a sessão fica aberta no navegador/aplicativo e poderá ser reutilizada indevidamente. Os golpistas adoraram quando o usuário deixa o perfil sempre habilitado.
2. Desabilite o seu cartão físico (crédito ou débito) para compras on-line, para essa finalidade use apenas os cartões virtuais
A grande vantagem dos cartões virtuais é que você tem uma janela de tempo para utilizá-lo, o que aumenta sua segurança contra golpes em ambientes on-line. Também não é possível reutilizar o cartão após o uso. A maioria dos bancos disponibilizam esse recurso de segurança. No aplicativo do seu banco ou por meio de outras formas de contato com a instituição você consegue fazer a habilitação e a desabilitação conforme a necessidade.
3. Não anote ou guarde senhas nos dispositivos móveis ou envie/armazene senhas por SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens
Essa prática pode garantir sucesso aos criminosos, já que estando de posse de seu aparelho, conseguirão acessar suas senhas e invadir suas contas.
4. Clique em links somente de origem confiável, cuidado com e-mails e mensagens suspeitas
Preste atenção principalmente caso receba links encurtados e esteja atento aos remetentes de e-mails, SMS e mensagens via aplicativos ao realizar sua compra on-line. Faça a leitura minuciosa da mensagem ou e-mail que receber de uma loja, por exemplo. Desconfie quando a mensagem indicar urgência de alguma ação ou medida de sua parte. Confira o endereço de e-mail de origem e se o link corresponde ao site oficial de uma loja. Pelo fato de muitas lojas falsas surgirem nesse período, dê preferência para site e lojas já conhecidas.
5. Ative o duplo fator de autenticação para acessar suas contas bancárias, e-mails e aplicativos (redes sociais e etc)
Configure/habilite a autenticação em duas etapas em todas as suas contas bancárias, aplicativos, e-mails, entre outros.
6. Revise as permissões de acesso dos aplicativos
Muitos aplicativos de compras podem solicitar senhas para acessar seus contatos, e-mails, fotos, entre outras informações pessoais que não são imprescindíveis para o funcionamento do serviço. Cuidado com essas permissões.
7. Não clique em URLs enviadas por e-mails, SMS ou abra/baixe arquivos de desconhecidos ou suspeitos
Saiba que mensagens de fontes desconhecidas que contenham links (URLs) ou arquivos devem ser consideradas como maliciosas e, consequentemente, devem ser deletadas, sem abrir.
8. Fique atento ao digitar suas credenciais e senhas, proteja a digitação e evite que alguém tente visualizar os códigos
Fique atento a pessoas próximas olhando a digitação de senha nos dispositivos móveis. Uma boa dica é quando for digitar sua senha, utilizar uma de suas mãos para cobrir (parcial) o teclado durante a digitação.
9. Não há promoção sem campanha publicitária
Ao receber alguma mensagem de desconto, tenha em mente que marcas não criam promoções sem algum tipo de publicidade (banners virtuais, por exemplo). Se você recebeu uma mensagem de desconto, mas não viu nenhuma campanha informando sobre aquela oportunidade, desconfie.