Com a chegada da Black Friday 2025, os marketplaces se destacam como a principal estratégia de crescimento para lojistas do país. A modalidade, que reúne diversas marcas em um mesmo ambiente digital, tem ampliado o alcance de pequenas e médias empresas e impulsionado o comércio eletrônico no Brasil. Entenda o que são marketplaces.

Os marketplaces têm muitas vantagens para os lojistas e os clientes, que possuem a oportunidade de aproveitar diversas ofertas, valores e prazos de entrega.
O que são marketplaces
Os marketplaces funcionam como grandes shoppings virtuais, onde diferentes vendedores oferecem seus produtos em um único site. Plataformas como Amazon, Mercado Livre, Shopee e Magalu são exemplos consolidados desse modelo de negócio.
Nesses espaços, as empresas podem cadastrar produtos, definir preços e aproveitar a estrutura logística e o tráfego de consumidores das plataformas, reduzindo custos e aumentando a visibilidade.

Crescimento e vantagens para os lojistas
Durante a Black Friday, o uso de marketplaces se intensifica por permitir que marcas alcancem públicos maiores sem a necessidade de investir em campanhas próprias de grande escala.
Quais são os itens mais procurados nos marketplaces?
Durante a Black Friday, as lojas online recebem muitas procuras por alguns itens. Confira uma lista dos produtos mais procurados.
- Eletrodomésticos
- Móveis
- Smartphones
- Eletrônicos
- Produtos de beleza e moda
- Produtos para casa

Que dia é a Black Friday 2025 no Brasil?
O termo “Black Friday” surgiu na Filadélfia, por volta de 1960, quando policiais usavam a expressão para se referir ao trânsito intenso que ficava nas ruas após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos.
Em 2025, a data cai no dia 28 de novembro. No país, diversas lojas já entraram no clima e começaram a anunciar promoções.
Cuidados com golpes e valores
Durante a Black Friday, alguns comércios aproveitam a oportunidade para aumentar o valor dos produtos antes da data e voltavam para o preço inicial, como se o item estivesse em desconto.
Também é importante ficar atento aos golpes e à veracidade de sites. Por isso, faltando poucos dias até a Black Friday, confira algumas dicas que podem ajudar a aproveitar a data com segurança.
- Monitore os sites e os itens que deseja comprar, para ver se realmente o valor tem desconto;
- Evite entrar em plataformas suspeitas ou desconhecidas;
- Desconfie de valores muito abaixo da média;
- Evite clicar em links de redes sociais;
- Sempre verifique o endereço do site;
- Caso caia em golpes, entre em contato com bancos.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui